[[date:%A, %d %B %Y]]

Escolas estaduais de SP aplicam prova do Saeb a partir do dia 22

GeralEducação estadual

Escolas estaduais de SP aplicam prova do Saeb a partir do dia 22

A prova, que ocorre a cada dois anos, será aplicada até 10 de dezembro, conforme agendamento prévio realizado pela Cesgranrio com cada unidade escolar.

Avaliação contribui na elaboração e aprimoramento de políticas educacionais, além de fortalecer ações pedagógicas para a garantia da aprendizagem. Foto- Governo de SP
A partir de segunda-feira (22/11), os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual de São Paulo participam de mais uma edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova, que ocorre a cada dois anos, será aplicada até 10 de dezembro, conforme agendamento prévio realizado pela Fundação Cesgranrio com cada unidade escolar.

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb, através de questões objetivas e um questionário socioeconômico, avalia conhecimentos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e as redes de ensino de todo o Brasil.

A partir desses resultados, é gerado o Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica), que varia de 0 a 10, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb. Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova. Atualmente, somando os três anos envolvidos na avaliação, são mais de 800 mil estudantes matriculados na rede estadual.

Neste ano, assim como na edição de 2019, uma amostra de estudantes do 2º e 9º anos do ensino fundamental também será avaliada em Língua Portuguesa e Matemática, e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, respectivamente. A amostra, de acordo com a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), atua na construção de escalas de proficiência mais abrangentes e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Bonificação por resultados
ocorrerá a partir do Ideb 2021

Pela primeira vez, a fórmula de cálculo da Bonificação por Resultados adotada pela Seduc-SP vai considerar o Ideb, o principal indicador de qualidade da educação básica do país. Até 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) era utilizado. Além do Ideb, o nível socioeconômico da escola será considerado. 

Saiba mais em: https://efape.educacao.sp.gov.br/mobilizacaosaeb/ 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection