Muitas vezes, o quadro é assintomático. As causas se relacionam à entrada de bactérias ou fungos nocivos no trato urinário.
A infecção urinária pode ter sintomas leves, como ardência ao urinar, urgência e aumento da frequência urinária e urina escura ou com cheiro forte. Muitas vezes, o quadro é assintomático. As causas se relacionam à entrada de bactérias ou fungos nocivos no trato urinário, o que pode comprometer o funcionamento dos rins.
Nos homens, o aumento da próstata (hiperplasia prostática) pode desencadear infecção urinária. Isso porque, quando está aumentada, a próstata acaba comprimindo a uretra, que é justamente o canal responsável pela eliminação da urina.
Os sinais de alerta que indicam ser importante procurar a emergência são: febre alta e calafrios; dor lombar intensa; náuseas e vômitos e sangue na urina.
O urologista do Hospital & Clínica São Gonçalo, Dr. Mauro Nolasco, alerta que, se a infecção atingir os rins, pode ser grave. "Nesse caso, não se pode ignorar os sintomas. É importante procurar a emergência, pois uma infecção urinária pode evoluir para um problema grave se não for tratada a tempo. Se houver febre alta, dor lombar intensa ou sangue na urina, busque atendimento médico imediatamente", alerta o Dr. Mauro.
O tratamento dependerá do diagnóstico, sendo normalmente prescrito o uso de antibióticos e analgésicos para aliviar a dor nas vias urinárias.