[[date:%A, %d %B %Y]]

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

GeralSaúde

Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que mais de 380 mil pessoas morrem por ano no país em consequência dessas doenças.  

Cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração. Foto- Divulgação/AI

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, busca a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. O colesterol é um tipo de gordura essencial na manutenção de funções do organismo, mas em níveis elevados pode ocasionar infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças.

Para alertar sobre os ricos e propagar informações corretas sobre o colesterol, a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, desenvolveu um Quiz especial sobre o tema.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil. Cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração e o órgão estima que mais de 380 mil pessoas morrem por ano em consequência dessas doenças, ou seja, 30% de todos os óbitos no país.

Apesar dessas complicações, o colesterol também traz benefícios ao corpo, isso porque existem dois tipos. O primeiro é chamado de HDL (do inglês, Low Density Lipoprotein), considerado como colesterol 'bom', que previne o acúmulo de gordura no corpo, sendo produzido pelo fígado e obtido por meio da alimentação.

Já, o LDL (do inglês, High Density Lipoprotein), tipificado como um colesterol 'ruim', é obtido através de uma alimentação rica em gordura saturada e trans, que são acumuladas nas artérias, aumentando as chances do surgimento de doenças que podem ocasionar infarto e AVC.

Doenças do coração são os principais
problemas de usuários do SUS

As doenças cardiovasculares são os principais problemas de saúde dos usuários atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da área de urgência e emergência, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
Por isso, Gisele Abud, diretora Técnica da UPA zona leste, em Santos, alerta sobre a importância do cuidado com a alimentação e consumo de alimentos relacionados ao bom colesterol. O serviço integra a rede pública de saúde e funciona de forma contínua, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

"Para que o corpo possa aproveitar o HDL, é necessário consumir gorduras boas encontradas em alimentos como o abacate, linhaça e vegetais. Suco natural de uva roxa e alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, também são uma excelente opção para complementar uma dieta rica em colesterol saudável", explica a profissional da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde no litoral paulista.

Além disso, adotar hábitos mais saudáveis, como parar de fumar, ingerir bebidas alcoólicas moderadamente e fazer exercícios físicos de forma regular também são essenciais para a prevenção. Caso essas mudanças de estilo de vida não sejam suficientes para o controle do colesterol, é necessário fazer uso de medicamentos específicos, mediante indicação médica.

Gisele destaca ainda a importância em acabar com tabus acerca do colesterol. "Muitos acreditam que o descontrole do colesterol ocorre apenas em pessoas mais velhas e obesas. Entretanto, já existem crianças que apresentam este desbalanceamento devido à mudança na base da alimentação, que passou a ser industrializada", enfatiza.

"Outro fator importante é que, na maioria dos casos, o colesterol alto não apresenta sinais ou sintomas. Por isso, qualquer pessoa pode apresentar essa condição, tornando ainda mais importante a realização de exames periódicos e acompanhamento médico", completa a médica. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection