Cordel infantil exalta poder da educação para transformar vidas
Professora narra a história de mãe e filha que transformam suas trajetórias por meio das palavras.
'Mãe, quero ser igual a você' utiliza o cordel para retratar um período comum nas famílias brasileiras: o momento em que os filhos, depois de crescerem inspirados pela figura da mãe, precisam escolher um futuro profissional. Baseada em uma experiência pessoal, a educadora e escritora Elisiany Leite Lopes de Souza lança este livro para exaltar a cultura nordestina e reforçar a importância dos laços afetivos em situações decisórias na vida dos jovens.
A obra começa com os desafios de uma mulher que sai do interior do Ceará para lecionar na capital. Entre a saudades do lugar em que nasceu e das pessoas conhecidas, trilhou uma carreira sólida como professora e formou a própria família. Teve uma filha que, ao crescer, enfrentou o recorrente dilema de decidir uma profissão. Escrever, dançar, atuar... todas as artes chamavam sua atenção, mas tornou-se educadora, como a mãe.
Com referências a Patativa do Assaré, José de Alencar, Rachel de Queiroz e Zé Ramalho, a obra homenageia grandes nomes do Nordeste ao passo que reforça o papel do ensino para transformar o futuro das famílias e revela o poder das palavras na união entre pais e crianças. Também salienta a importância do trabalho dos professores para a conexão dos pequenos com a cultura do país e, portanto, com suas identidades.
FICHA TÉCNICA
Título: 'Mãe, quero ser igual a você'
Autora: Elisiany Leite Lopes de Souza
Editora: Ases da Literatura
Preço: R$ 49,90 (físico)
Onde comprar: Amazon.
Comentários: