[[date:%A, %d %B %Y]]

Alerta! Câncer de mama também pode acometer homens

Geralsaúde

Alerta! Câncer de mama também pode acometer homens

A exemplo das mulheres, a observação dos sintomas e antecipação do tratamento são fundamentais para a cura.  

Ao ser procurado, médico especializado solicitará um exame clínico da mama, além de exames de imagem. Foto- Freepik/Ilustração

Campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa também serve de alerta para uma questão pouco discutida pela população: o câncer de mama pode acometer homens. Embora seja mais raro em comparação às mulheres, com 1% dos casos, a observação dos sintomas e antecipação do tratamento são os mesmos e de extrema importância para a cura.

Segundo a médica Anna Dias Salvador, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Mastologista e coordenadora do serviço de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde e Embaixadora da Inspirali (principal ecossistema de educação médica do Brasil), o câncer de mama em homens pode ocorrer devido a alterações genéticas, exposição a altos níveis de estrogênio, histórico familiar da doença, envelhecimento, obesidade ou radioterapia prévia no peito. 

"Os sintomas incluem nódulo, espessamento, dor ou sensibilidade na mama, alterações ou saída de líquido do mamilo e inchaço ou nódulo nas axilas", complementa a especialista.

Em caso de aparecimento de um destes sintomas, o paciente deve procurar um médico especializado que solicitará a realização de um exame clínico da mama, além de exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia, e biópsia para obter amostras de tecido para análise.

CHANCES DE CURA
A especialista relata que as chances de um homem desenvolver câncer de mama são muito mais baixas em comparação com as mulheres, sendo a estimativa de um homem para cada 100 casos em mulheres. 

"Homens que possuem histórico familiar de câncer de mama ou mutações genéticas BRCA1 e BRCA2 têm um risco maior, chegando a 8% de incidência dos casos da doença. Além disso, os homens tendem a ter o diagnóstico com uma média de 5 a 10 anos a mais que as mulheres", afirma.

Sobre o tratamento, assim como nos casos em mulheres, os homens também precisam passar, geralmente, por cirurgia para remover o tumor, seguida de terapia hormonal, radioterapia e em alguns casos quimioterapia, dependendo da extensão e agressividade da doença. As chances de cura variam dependendo do estágio da doença no momento do diagnóstico. "Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de recuperação", alerta a Dra.

Para finalizar, a especialista dá dicas de prevenção. "Para prevenir o câncer de mama em homens, é recomendado manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição a altos níveis de estrogênio, realizar exames da mama quando há alguma mutação familiar conhecida e estar ciente dos possíveis sintomas", afirma. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection