[[date:%A, %d %B %Y]]

TSE aprova plano para ampliar transparência do processo eleitoral

TSE aprova plano para ampliar transparência do processo eleitoral

Foram aprovados mecanismos como a ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas, entre outros 

TRANSPARÊNCIA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral. Após reunião realizada no último dia 25 com os membros da comissão de transparência das eleições, foram definidas dez medidas que serão aplicadas nas eleições de outubro.

MEDIDAS
Foram aprovados mecanismos como a ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas, aumento do número de entidades fiscalizadoras que participam da cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos testes de auditoria dos equipamentos, além do incentivo à conferência adicional do boletim de urna, modalidade que permite imprimir o somatório de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral.

COMISSÃO
O plano foi realizado a partir de 44 sugestões feitas pelos integrantes da comissão, entre as quais, seis pelas Forças Armadas, onze da Polícia Federal e dez da Universidade de São Paulo (USP). A Comissão de Transparência das Eleições também é composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara dos Deputados e do Senado, além de organizações da sociedade civil.

CALENDÁRIO
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

HOMENAGEM
A deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas) vai homenagear o Padre Antônio Maria, Sacerdote Católico, cantor e presidente das obras do Novo Caminho, que tem sede em Jacareí. Instituído em 2015, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo é a maior honraria oferecida pela Assembleia Legislativa. A solenidade acontece na segunda-feira (9), a partir das 19h, na Alesp.

MEMÓRIA
O Padre Antônio Maria é responsável pelo mosteiro Ain Karin localizado na região do Campo Grande (região sul), em Jacareí. Antônio Maria realiza um trabalho de acolhimento para uma direção espiritual. A parlamentar que visitou as obras em março do ano passado, conheceu a capela da Nossa Senhora do Novo Caminho e sua história.

NOVO COMANDO
O Partido Verde de Jacareí apresentou sua nova diretoria executiva, na última terça-feira (2). O novo comando tem como presidente da legenda Vitor Paulo, tendo como vice o ex-vereador Claudio França. Will Mendes que esteve à frente do PV nos últimos cinco anos ficará como membro da executiva. O evento contou com a presença de Aias Santana, presidente do PT em Jacareí, e irmão do prefeito Izaias (PSDB). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection