Hernani Barreto deixa Câmara para assumir Secretaria de Governo
Mudança altera a composição do Legislativo a partir de fevereiro, com a volta do hoje suplente Rogério Timóteo à Câmara Municipal.
'DANÇA DAS CADEIRAS'
O vereador Hernani Barreto (Republicanos) deixará a Câmara Municipal para assumir o cargo de secretário de Governo na gestão do prefeito de Jacareí, Celso Florêncio (PL), em uma mudança que altera a composição do Legislativo a partir de fevereiro. A transição está prevista para entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2026.
FILHO DA TERRA
Hernani Barreto (foto), nascido em Jacareí em 1978, é advogado, servidor público concursado e exerce seu terceiro mandato como vereador — já tendo ocupado a cadeira nos períodos de 2013 a 2016, de 2021 a 2024 e agora na legislatura 2025-2028 antes da mudança de função executiva. Em 2024, ele foi eleito com 1.989 votos. Ele também atuou em diversos setores da administração municipal, com destaque na área de Esportes na gestão do PT (seu antigo partido).
SUPLENTE
Com a saída de Hernani da Câmara, assume a vereança o suplente Rogério Timóteo (Republicanos), que tomará posse no início de fevereiro. Atualmente, ele exerce as funções de titular da subprefeitura Geraldo Scavone, para a qual foi nomeado no final do ano passado (a pedido do próprio Hernani). Timóteo foi eleito vereador em 2012 e novamente em 2020. O atual titular da pasta, Roberto Abreu, deverá ocupar outro cargo na atual administração.
AJUSTES
A mudança ocorre no contexto de ajustes no primeiro escalão do governo municipal, que nos últimos meses vem anunciando nomeações e reorganizações para a nova gestão; desde o início do atual governo já foram feitas cinco trocas de secretários municipais. A ida de um vereador da base aliada de Celso para o Executivo reforça a articulação política da prefeitura com o Legislativo. A primeira sessão ordinária de 2026 está marcada para a próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a partir das 9h.
ELEIÇÕES 2026
O cenário político em Jacareí para as próximas eleições começa a se desenhar com a informação de bastidores de que já temos ao menos cinco 'pré-candidatos' a deputado estadual: o ex-prefeito Izaias Santana (MDB), os atuais vereadores Maria Amélia (PSDB), Gabriel Belém (PSB) e Paulinho dos Condutores (Podemos/foto) e o ex-vereador Rodrigo Salomon (PSD). Pelo que apuramos, Izaias só sai candidato se tiver o apoio oficial do prefeito Celso (PL), que ainda depende de orientação do seu partido para saber qual caminho seguir.
Comentários: