[[date:%A, %d %B %Y]]

Convenções partidárias já estão liberadas desde o dia 20 de julho

Convenções partidárias já estão liberadas desde o dia 20 de julho

Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.

CONVENÇÕES
Desde a última quarta-feira (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto. Até sexta-feira (22), não havia nenhum evento do gênero oficialmente confirmado em Jacareí.

REGRAS
Pela legislação eleitoral, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Mas, diante do grande número de concorrentes, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa. Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

PROPAGANDA
A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

ELEITORES
O TSE divulgou o número de eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. De acordo com a Corte, 156,4 milhões de pessoas poderão comparecer às urnas no dia 2 de outubro. Jacareí tem 176.832 eleitores, aumento de cerca de 7% em relação ao pleito de 2018.

NÚMEROS
As informações do cadastro eleitoral mostram que a maior parte do eleitorado em todo o país é formada por mulheres - são 82,3 milhões de eleitoras, número equivalente a 52,65% do total. Os homens são 74 milhões e correspondem a 47,33%. Essa mesma tendência se repete na maioria dos municípios brasileiros, entre eles Jacareí.

FAIXA ETÁRIA
O número de jovens entre 16 e 17 anos que poderão votar aumentou, passando de 1,4 milhão no pleito de 2018, para 2,1 milhões no neste ano. O eleitorado acima de 70 anos também aumentou, passando de 12 milhões para 14 milhões entre as duas eleições.

VOTO EM TRÂNSITO
Municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas (caso de Jacareí) já podem habilitar locais para o recebimento do voto em trânsito, permitido somente nessas localidades. A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo vai até o dia 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar.

O QUE É
O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa. Essa modalidade não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições, poderá solicitar o voto em trânsito. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection