[[date:%A, %d %B %Y]]

Câmara Municipal presta homenagem a Delma Assad

Câmara Municipal presta homenagem a Delma Assad

A outorga do prêmio 'Herbert José de Souza' foi instituída por meio do Decreto Legislativo no ano de 2022.  

HOMENAGEM 

Crédito- Mariângela Azevedo

A Câmara Municipal realizou na sexta-feira (14) à noite, sessão solene para outorga do prêmio 'Herbert José de Souza' a Delma Teresa Pereira de Almeida Assad. A homenagem foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 464/2022, de autoria dos vereadores Abner Rosa (PSDB) e Paulinho do Esporte (PSD), além do vereador licenciado Edgard Sasaki (PSDB).

HISTÓRIA
Natural de São Paulo (SP), Delma foi esposa do ex-prefeito de Jacareí e ex-deputado estadual, Malek Assad. Formada em magistério, deu aula como professora substituta na Escola Lamartine. Em 1968, quando seu marido foi eleito Prefeito de Jacareí, Delma deixou o magistério para cuidar da parte social da administração municipal.

JAM
Fundada em 9 de setembro de 1969 por um grupo de senhoras, direcionadas pela então 'primeira-dama', Delma Assad, iniciavam-se as atividades da JAM (Jacareí Ampara Menores), a qual tem por objetivo, atender em salas de aulas alunos com deficiência intelectual. A primeira sede localizou-se na Praça Raul Chaves e instalada no ano de 1972; cinco anos depois, em 1977, a instituição conquistou a sede própria, na Praça Independência, onde continua em funcionamento até os dias atuais.

RONDA ESCOLAR
O Plenário da Câmara aprovou pedido de informações do vereador Luís Flávio (PT), que questiona o prefeito Izaias sobre ações preventivas na segurança escolar realizadas pela Guarda Civil na rede escolar de Jacareí. Segundo Luís Flávio, o aumento de ocorrências de casos de violência e óbitos em escolas e creches pelo país preocupam e causam apreensão em pais e responsáveis de alunos matriculados na rede escolar de Jacareí.

PROTOCOLOS 

Crédito- Divulgação/CMJ

Já o vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB) questiona o prefeito sobre a existência de protocolos de segurança nas creches e demais unidades escolares de Jacareí. Segundo o parlamentar, pais e responsáveis cobram periodicamente mais segurança e policiamento na porta das creches e unidades de ensino.

DEFESA CIVIL
O governador Tarcísio de Freitas participou na quarta-feira (12) da assinatura de 48 convênios para a distribuição de equipamentos para as defesas civis municipais de 46 cidades paulistas. O investimento total é de R$ 10,5 milhões. No Vale, serão contemplados os municípios de Aparecida e São José. Eles receberão viaturas, kits com equipamentos para combate a incêndio florestais, tripés de iluminação, capacetes, sopradores e conjunto de sinalização.

OUTRAS MEDIDAS
Além da ação de transferência de viaturas e equipamentos aos municípios, outras medidas estão sendo adotadas pela Defesa Civil Estadual, como a celebração de convênios de obras preventivas e recuperativas para construção de pontes e muros de contenção, gestão sistêmica de risco de desastres, entre outras. Até hoje já foram equipados 412 municípios, com a entrega de 474 veículos e cerca de 7 mil equipamentos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection