[[date:%A, %d %B %Y]]

Câmara estende reajuste para presidentes de autarquias e fundações

Câmara estende reajuste para presidentes de autarquias e fundações

O órgão será formado por três vereadores nomeados pelo presidente da Câmara, após o recebimento de manifestação escrita dos interessados. 

REAJUSTE
Por oito votos favoráveis e quatro contrários – dos vereadores Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), Luís Flávio (PT), Hernani Barreto e Rogério Timóteo (ambos do Republicanos), a Câmara Municipal aprovou projeto do prefeito Izaias (PSDB) que reajustou em 7% o vencimento dos presidentes de autarquias e fundações, com validade retroativa ao dia 1º de maio. Para concessão do reajuste, durante sessão na quarta-feira (17), foi adotado o mesmo índice concedido aos secretários da Prefeitura de Jacareí. 

PROCURADORIA

Foto- CMJ

Ainda nessa sessão, e por unanimidade, o Plenário aprovou projeto do vereador Dudi (PL) que cria a Procuradoria da Pessoa com Deficiência no âmbito do Legislativo. O órgão terá o objetivo de fiscalizar e acompanhar a execução de programas de governo que visem à inclusão de PCDs, entre outras atribuições. O vereador (foto) afirmou que a iniciativa será fundamental para assegurar a proteção e a defesa dos direitos das PCDs, 'que muitas vezes são violados ou negligenciados'.

COMPOSIÇÃO
Segundo a lei, o órgão será formado por três vereadores nomeados pelo presidente da Câmara através de Portaria, após o recebimento de manifestação escrita dos interessados, e terá um Procurador Especial e dois Procuradores Adjuntos (primeiro e segundo), eleitos entre si para ocuparem os cargos. Caso o número de vereadores não seja suficiente, a Procuradoria poderá ser integrada por servidores efetivos ou comissionados.

CASSADO
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na terça-feira (16) cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Deltan atuou como chefe da 'força-tarefa' da Operação Lava Jato em Curitiba e, após deixar o cargo, foi o deputado mais votado do Paraná nas eleições de 2022, com 344 mil votos. Cabe recurso da decisão, mas Deltan Dallagnol terá de sair do cargo eletivo, ocupado há três meses.

DEBATE
Ambos sustentaram que o ex-procurador não poderia concorrer às eleições por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso das diárias pagas à força-tarefa. Além disso, segundo a acusação, Deltan também não poderia ter concorrido por ter saído do Ministério Público Federal (MPF) durante a tramitação de processos administrativos disciplinares contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

TALENTO DA TERRA

Foto- Arquivo pessoal

Jacareí acaba de ganhar mais uma profissional na área médica, e com formação no exterior. Trata-se de Viktoria Carderelli Rosa e Silva, que aparece na foto ao lado do pai, Edu Rosa. Após nove anos de estudo nos EUA, iniciando como intercambista da EDUcation e com graduação no ensino médio em 2014 pela New Holstein High School, Viktoria deu continuidade como aluna e atleta na Universidade Parkside, e se formou em pré-medicina - health applied science - em 2020. No início de maio, formou-se em Nursing and Health Sciences, que no Brasil corresponderia a especialização de médica obstetra. Nossos cumprimentos à doutora e aos pais, Edu Rosa e Ludmila Carderelli.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection