[[date:%A, %d %B %Y]]

Bertha internacional: Parabéns a ela

Bertha internacional: Parabéns a ela

Doutorada em letras, Bertha compôs vários outros poemas e venceu alguns concursos, mas nada com tal repercussão.  

Faz 80 anos que Bertha Celeste Homem de Mello, então residente numa fazenda em Pindamonhangaba, venceu cerca de 5 mil concorrentes em concurso realizado pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Motivo: compôs versos em português para a canção norte-americana 'Happy Birthday To You'. O júri foi representado por três por três membros da Academia Brasileira de Letras, um deles, Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. A letra, você sabe, diz: 'Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida'.

Doutorada em letras, Bertha compôs vários outros poemas e venceu alguns concursos, mas nada com tal repercussão: os quatro versos de 'Parabéns a você' tornaram-se os mais populares do Brasil. E de algumas nações do mundo, pode-se dizer, porque são cantados também em Portugal, Cabo Verde e na Galícia, região da Espanha onde se fala um dialeto misto de português com falares locais. Nestes países são acrescentados outros versos, mas os da brasileira permanecem na íntegra.

Nossa filha brilhante viveu 54 anos em Pinda. Em 1956, mudou-se para Jacareí onde lecionou por um bom tempo. Muito conhecida, em 1998 recebeu da Câmara Municipal o título de 'Cidadã Jacareiense', a mais alta honraria da cidade.

O escritor Marcelo Duarte, de São Paulo, autor de livros como 'O Guia dos Curiosos', inovou sua maneira de escrever biografias ao publicar, recentemente, a história de Bertha como tema de um livro estilo policial. Nela, Clarice, fã de literatura, tenta elucidar o caso em que um ladrão rouba um envelope com os versos de 'Parabéns a Você'.

Talvez esclareça nesta narrativa a 'maldição' de ninguém jamais cantar corretamente dois dos quatro versos da famosa canção, para desespero e irritação de Bertha doutora em letras, enquanto viveu: ao invés de 'Parabéns a você' e 'muita felicidade', todos cantam 'Parabéns pra você' e muitas felicidades'. Você é exceção, se este não for o seu caso; parabéns a você! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 28 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection