'Ofícios', 10 anos depois
A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão.
A websérie 'Ofícios de Jacareí' (Borandá Audiovisual / Núcleo Audiovisual de Jacareí) agora é apenas 'Ofícios'. Expandiu horizontes. Foi a outras cidades explorar profissões que, em tese, são raras de se encontrar. A produção conversou com quem as exerce de maneira quase religiosa, com a dedicação pautada pela paixão. Antes, a turma de cineastas jacareienses havia levado ao ar ocupações locais: consertador de rádio, alfaiate, sapateiro, barbeiro, relojoeiro, cabeleireiro, tipógrafo, ourives.
Mais recentemente, consertadora de guarda-chuvas. Esta foi a estreia de 'Ofícios' fora da cidade-sede, pois Marta, a focalizada, trabalha em Santa Branca. Dois meses atrás, 3 novas obras debutaram no canal do youtube: canoeiro caiçara, tecelã e restaurador de móveis. Renato Bueno, das canoas, é de Ubatuba. Gugu, dos fios, teares, panos, reside em Caçapava. Toninho, o que dá nova vida aos móveis, é filho de Jacareí. A característica de mostrar personagens de maneira minimalista, onde menos é mais, faz o espectador mergulhar nas almas deles. O amor demonstrado em cada arte é o chamariz e o foco do 'Ofícios'.
A década dos curtas-metragens trouxe também a saudade, já esperada, impregnada no trio que desapareceu alguns anos atrás: Manoel dos Santos (alfaiate, morreu em 25/1/2017), José de Souza Camargo (Zé, o consertador de rádio, que faleceu em 7/11/2018) e Gilmar Oliveira (cabeleireiro, morto em 7/7/2021). A morte comprova que os filmetes seguem à risca o objetivo proposto lá em 2014, o ponto-chave: preservar as memórias de serviços que, aos poucos, estão sumindo do mapa.
Trata-se de árdua tarefa, a de editar todo o material captado, enxugar a um produto de final de cerca de 10 minutos, e conseguir deixar um gosto de 'quero mais' em quem assiste. Eles cumprem isso. 'Ofícios' recebeu vários prêmios, dentre eles o 'Corvo de Gesso' (2015 – melhor documentário), Mapa Cultural Paulista (2016 – melhor vídeo) e melhor documentário pelo júri popular na 3ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul (SC).
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