[[date:%A, %d %B %Y]]

Comecinho de carreira

Comecinho de carreira

Se você pensou em James Dean como inspiração ganhou um ponto.  

Jack Nicholson (JN) admitiu ser 'Passeio Selvagem' (1960, íntegra no youtube), 3º filme da carreira e estreia como protagonista, aos 23 anos, dos trabalhos que menos aprecia. Isto porque o desenvolvimento do personagem, segundo ele, deixou a desejar psicologicamente.

Dirigido por Harvey Berman, mostra o cotidiano de jovens rebeldes, 'filhinhos-de-papai', que preenchem o tempo com estripulias perigosas, principalmente envolvendo automóveis. Nicholson é Johnny, líder da trupe. Preso algumas vezes por correr nas estradas ou adulterar documentação, se sente seguro por saber que o pai sempre o protege e livra das enrascadas.

Se você pensou em James Dean como inspiração ganhou um ponto. Johnny se prepara a uma corrida de carros e precisa da aprovação dos demais, por isso o desejo de manter puxa-sacos perto. Mas o longa é permeado por uma trilha sonora de jazz swingado que irrita qualquer um. Dá a impressão de que botaram a vitrola para tocar a mesma música em looping e largaram lá.

O roteiro é desengonçado e buracos se abrem na medida em que minutos passam. A superficialidade citada por Nicholson se prova com o desfecho abrupto, 'moralista'. O ator era imaturo. E, claro, eram tempos de 'vacas magras'. Não tinha 4 anos de carreira. Aventurou-se em produções que se abriram como oportunidades de crescimento profissional.

Não à toa, só em 1960 rodou 4 fitas (repetiria o feito em 1967 e 1975)! Colegas como Monte Hellmann (editor de 'Passeio Selvagem'), Roger Corman e Richard Rush compartilharam deste início. A confraria, cujas idades variavam entre 20 e 30 anos, teve em Nicholson a grande revelação dentre os atores do período. A união permaneceu durante toda a década. Depois, sim, cada um tomou seu rumo.

Em cada novo passo para dentro dos sets, JN aprimorava técnica de atuação. Tinha como espelho Marlon Brando, 13 anos mais velho, que vinha de consagrada escola de artistas. Em 1976 ficaram lado a lado em (título bem apropriado, aliás) 'Duelo de Gigantes'. A história, faroeste quando o estilo já não estava na moda, não é essas coisas. Nicholson confessou que gravar com o ídolo era realização de sonho. 'Passeio Selvagem' – Duração: 61 minutos. Cotação: ruim. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection