Besteirol pop
O script, aliás, foi baseado em casos verídicos da família de Aykroyd, que roteirizou a trama com a ajuda de Remis.
Dos tantos filmes 'besteirol' da década de 8O que viraram cult por conta da geração nascida entre o fim dos anos 6O e começo dos 7O, 'Os Caça-Fantasmas' (1984, Prime) tem lugar especial nesta prateleira. O trio carismático de protagonistas, os então trintões Bill Murray (33 anos), Dan Aykroyd (31), Harold Remis (39), está impecável. Amigos atrapalhados, fanáticos por paranormalidade, são expulsos da universidade onde fazem os experimentos. Têm recursos públicos cortados. Decidem montar a própria empresa, 'Caça-Fantasmas', em busca de ectoplasmas espalhados pela cidade, num serviço delivery – acha que há assombração em casa? Ligue para a gente.
O script, aliás, foi baseado em casos verídicos da família de Aykroyd, que roteirizou a trama com a ajuda de Remis. Também no elenco, Sigourney Weaver (34), o demônio Zuul e enfrenta a trupe, e Rick Moranis (3O), vizinho dela, que anos depois ficaria mundialmente conhecido pela sequência 'Querida, encolhi as crianças' (1989), 'Querida, estiquei o bebê' (1992), 'Querida, encolhi a gente' (1997).
Outro ponto inesquecível: as duas aparições que se consagraram na cultura pop da época, virando depois, inclusive, brinquedos para crianças: o fantasma gosmento verde, que come tudo que vê pela frente, e o monstro de marshmallow, que caminha pelas ruas da cidade no fim do filme, quando o trio de combatentes vira quarteto, com a entrada de Winston (Ernie Hudson, 38).
Mais um aspecto marcante: trilha sonora. A canção 'Ghostbusters', interpretada por Ray Parker Junior, fez tanto sucesso que alcançou o topo da lista Billboard – basta tocarem os primeiros acordes e você se lembra dela. O sucesso teve sequências: a primeira em 1989, sem o mesmo brilhantismo. Anos depois programaram o terceiro, porém a morte de Remis fez tudo ser cancelado. Em 2016, o absurdo: 'As Caça-Fantasmas', quando o politicamente correto e 'empoderamento feminino' começavam a empestear as artes. Eram mulheres no 'remake', como se fosse pagamento de uma dívida. Cotação da fita original: boa. Duração: 100 minutos.
Comentários: