[[date:%A, %d %B %Y]]

Viveiro promove nova edição de visita monitorada no domingo (26), em Jacareí

Cidadenatureza

Viveiro promove nova edição de visita monitorada no domingo (26), em Jacareí

'Viver o Viveiro' oferece programação em vários horários e opções ao longo do dia.

Viveiro Municipal recebe edição de junho do ‘Viver o Viveiro’ neste domingo (26). Foto- Divulgação/PMJ

Um dos lugares mais bonitos de Jacareí, o Viveiro Municipal 'Seo Moura' volta a ser aberto neste domingo (26) para a edição de junho do programa 'Viver o Viveiro', marcando de forma definitiva o compromisso com a cidade de ter o espaço aberto para visitação todo último domingo do mês.

Com programação em vários horários e opções como trilhas ecológicas, doação de mudas e oficinas educativas, quem for ao viveiro encontrará natureza e diversão em equilíbrio. Todas as atividades são gratuitas e acontecem entre 9h e 17h.

"Tem muita coisa bacana, em um lugar tão bonito e próximo da região central, facilitando o acesso da população e oferecendo este respiro numa zona urbana. Não tem jeito: quem vem ao viveiro sente o encantamento e volta mais vezes", comenta Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

DICAS & CUIDADOS
A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí indica alguns cuidados necessários durante o evento. Para fazer as trilhas é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. As inscrições podem ser feitas no início de cada atividade.

Não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.

O ESPAÇO
O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí 'Seo Moura' (localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande), tem 600 mil metros quadrados de área verde e foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, falecido em 8 de junho de 2007.

O espaço tem árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, cobras, tucanos, jacus, papagaios, aranhas, borboletas, louva-deus, dentre outros.

Para além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço, um casarão centenário que foi uma fazenda de café, anfiteatro, bambuzais, composteira, jardim de plantas medicinais, estufa para produção de mudas medicinais que são doadas aos munícipes, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade, cinco nascentes perenes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul e algumas trilhas ecológicas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora local, além de ampliar e potencializar as sensações e percepções referentes à biodiversidade do lugar.

SERVIÇO
'VIVER O VIVEIRO'
Confira programação

9h – Trilha ecológica
9h às 16h30 – Jogos e Vivências Ambientais/Brincadeiras tradicionais
10h – Oficina de bonecos de gravetos
11h – Trilha ecológica
11h45 às 12h30 – Doação de mudas | Plantas medicinais
14h – Trilha ecológica
14h30 – Contação de histórias com Claudiane Oliveira
15h – Trilha ecológica
15h30 – Oficina infantil de tintas naturais com Laura Scavone
16h15 às 16h45 – Doação de mudas | Plantas medicinais
17h – Encerramento. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection