Por Redação em Terça, 21 Fevereiro 2023
Categoria: Cidade

Unidos do Álcool é tricampeã do Carnaval de Jacareí

A agremiação do Jardim Paraíba e Jardim São José somou 199,8 pontos, conquistando o título do desfile de domingo (19).

A escola de samba Unidos do Álcool (campeã em 2019 e 2020) voltou a vencer o Carnaval em Jacareí, na retomada do evento de rua após período de dois anos de suspensão, por causa da pandemia de Covid-19.

A agremiação, que representa os bairros Jardim Paraíba e Jardim São José (região central), foi a segunda a desfilar. Ela somou 199,8 pontos, conquistando o desfile realizado na noite de domingo (19), na Avenida Davi Lino, ao lado do Parque da Cidade.

É o 10º título da Unidos do Álcool que, em dezembro do ano passado, completou 43 anos de fundação. A escola do Jardim São José e Jardim Paraíba (região central) levou para a avenida um enredo que colocou em evidência 'O Grande Bólido', retratando a Era Jurássica, com três grandiosos carros alegóricos, lindas fantasias e muita animação, que arrancaram aplausos do público. 

AFIRMAÇÃO
Terceira colocada em 2020, quando o desfile aconteceu pela última vez, antes da pandemia, a Unidos do Jacarezão ficou em segundo lugar, com 198,4 pontos e definitivamente se consolidou como agremiação de ponta do Carnaval de Jacareí.

A representante da comunidade do distrito Parque Meia-Lua (região norte) encerrou o desfile, por volta das 4h da madrugada de segunda-feira (20), com um enredo que abordou a ancestralidade africana, suas nações e influências no mundo.

Uma das favoritas na opinião do público, a Luz do Amanhã ficou em terceiro lugar, com 198,1 pontos. Agremiação que representa o Jardim das Indústrias e entorno (região leste), foi a terceira escola de samba a desfilar, levando para a avenida um enredo que fala muito sobre a nossa cidade, o 'Jacareí nos trilhos da imaginação'.

O quarto lugar ficou com a representante do Jardim Emília e bairros do entorno, a Estrela Cadente. Com 197,9 pontos, a penúltima escola a desfilar, por volta das 2h da madrugada de segunda-feira(20), colocou na passarela personagens que homenagearam os grandes guerreiros da nossa história.

Por último, a tradicional Unidos de Santa Helena repetiu o resultado de 2020. A azul e branco do bairro do São João (região oeste) e entorno, foi a primeira a desfilar, com atraso na largada, ficando em quinto e último lugar, com 197,3 pontos. No ano passado, completou 60 anos de Carnaval e trouxe essa história para a avenida.

APURAÇÃO

Desfile leva milhares de pessoas
ao entorno do Parque da Cidade

O desfile das escolas de samba em Jacareí levou cerca de 10 mil pessoas à Avenida Davi Monteiro Lino, no seu trecho inicial, ao lado do Parque da Cidade, na noite do último domingo (19). Diferentemente do que ocorreu em 2020, quando da mudança de local, que, mais adiante, coincidiu com a suspensão por dois anos do evento, por causa da pandemia de Covid-19, o público gostou do local, mas criticou o atraso para o início do evento.

Inicialmente marcado para às 19h, o desfile só começou pouco depois das 20h30.

As arquibancadas estavam lotadas, bem como todo o trecho da 'passarela do samba', que foi delimitado por grades para a apresentação das escolas. A organização ficou sob a responsabilidade da Associação Jacareiense do Samba, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ).

A apresentação das cinco agremiações atravessou a noite e terminou por volta da 4h da madrugada de segunda-feira (20). Ao contrário de previsões pessimistas, não choveu. O desfile foi nesta ordem: Unidos de Santa Helena, Unidos do Álcool, Luz do Amanhã, Estrela Cadente e Unidos do Jacarezão.

O Município gastou cerca de R$ 400 mil com a organização do evento, incluindo som, iluminação e montagem de arquibancadas, além dos R$ 80 mil que foram destinados para cada uma das cinco agremiações.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário