[[date:%A, %d %B %Y]]

Unidade de Apoio atende pessoas com sintomas de gripe em Jacareí

CidadePronto Atendimento

Unidade de Apoio atende pessoas com sintomas de gripe em Jacareí

Atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal aumentou nas últimas duas semanas na cidade.  

Vista externa da Unidade de Apoio Covid-19, localizada ao lado da Santa Casa, na região central. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o atendimento de pessoas com sintomas de síndrome gripal na Unidade de Apoio Covid-19, localizada ao lado da Santa Casa, na Rua Antônio Afonso, 187, Centro. A atual administração confirmou que o município registrou um aumento expressivo no número de pacientes com sintomas de gripe procurando por atendimento nas Unidades de Saúde entre os dias 13 e 29 de dezembro.

Somente na quarta-feira (29), 560 pessoas procuraram a Unidade de Apoio Covid-19 com sintomas de gripe. Desse total, apenas 16 testaram positivo para Covid-19, o que representa 2,8% dos pacientes. Os demais casos são considerados Influenza.

"A alta procura é reflexo do que está acontecendo em todo o estado, um surto do vírus da Influenza H3N2. A Secretaria de Saúde tomou todas as medidas possíveis para atender a população, inclusive dobrou o número de médicos e enfermeiros no atendimento às pessoas com sintomas de gripe", explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

De acordo com a titular da pasta, em duas semanas, o número de pacientes procurando atendimento com sintomas de síndrome gripal passou de uma média diária de 80 pessoas, para 560. "Os casos registrados no município não são graves, mas o número de pessoas procurando atendimento é grande, devido aos sintomas serem semelhantes ao da Covid-19", completou.

A Prefeitura Municipal reforça a recomendação de que toda pessoa com sintomas de síndrome gripal procure a Unidade de Apoio Covid-19 para receber o atendimento adequado. A unidade funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

GRIPE
O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas de saliva liberadas no ar. Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia.

A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização correta das mãos.

VACINA CONTRA INFLUENZA
Em nota, a Prefeitura de Jacareí reforça ainda que a atual vacina contra a Influenza não protege completamente contra a variante H3N2, mas é importante que toda a população seja imunizada. A vacinação contra a Influenza (H1N1) foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade em Jacareí. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection