A unidade funcionará no próprio Fórum, das 13 às 17 horas. O atendimento para advogados começará às 9 horas. Foto- Arquivo/PMJ
O Tribunal de Justiça de São Paulo instala, nesta segunda-feira (1º), às 11 horas, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Jacareí. A solenidade será virtual, com transmissão pelo canal do TJSP no YouTube, conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e corregedora-geral da Justiça eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Silvia Rocha, que representará o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário que atuam na conciliação e mediação de conflitos. Atendem tanto casos pré-processuais (sem ação ajuizada) como demandas que já têm processos em andamento. Não há limite de valor da causa. Podem ser resolvidas questões como pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio, acidentes de trânsito, dívidas, direito do consumidor, questões de vizinhança, entre outros.
Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema. Se há acordo, ele é homologado pelo juiz e tem a validade de uma decisão judicial. Em Jacareí as atividades serão coordenadas pelos juízes Fernando Henrique Pinto e Cristina Inokuti (adjunta) e a unidade funcionará no próprio fórum, das 13 às 17 horas. O atendimento para advogados começará às 9 horas.
Já são mais de 300 Cejuscs em todo o estado. A Comarca de Jacareí pertence à 46ª Circunscrição Judiciária (46ª CJ) e à 9ª Região Administrativa Judiciária (9ª RAJ), ambas com sede em São José dos Campos. Segundo dados do IBGE (2022), a cidade de Jacareí tem cerca de 240 mil habitantes.
Comentários: