[[date:%A, %d %B %Y]]

Temporal da terça-feira de Carnaval atingiu nível de quase um mês de chuva em Jacareí

CidadeEstragos da chuva

Temporal da terça-feira de Carnaval atingiu nível de quase um mês de chuva em Jacareí

Foram registrados 132 milímetros de chuva no período de quase três horas, contra 153 milímetros esperados para o mês de março.

No momento em que o temporal chegou, por volta das 16h30, a cidade registrava 33 graus. Foto- Ilustração

O temporal que desabou sobre parte de Jacareí, na tarde da terça-feira de Carnaval (1º), foi quase o equivalente ao previsto para todo o mês de março, que está apenas começando. Números do Cemaden (Centro Nacional de Alertas de Desastres Naturais) relatam que foram registrados 132 milímetros de chuva no período de quase três horas, contra 153 milímetros esperados para todo o mês.

O temporal que caiu por volta das 16h30 e durou cerca de 30 minutos com grande intensidade e rajadas de ventos, provocou estragos em bairros e alagamentos em vias.

A região oeste foi a mais atingida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de uma ocorrência de alagamento com vítimas ilhadas, na Rua Diogo Fontes, no bairro Cidade Nova Jacareí. De acordo com a corporação, a água baixou não havendo necessidade de salvamento por bote. "A única ação realizada foi o corte de um galho que estava obstruindo a rede pluvial", informou.

Também na região oeste, o Jardim São Luiz teve ruas alagadas e casas invadidas pela força das águas. No bairro São João, a Avenida Santa Helena voltou a transbordar, especialmente no trecho que há cerca de três anos recebeu obras de drenagem por parte da atual administração.

As águas derrubaram também o muro de um condomínio e invadiram a sede da Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira (Bunkyo), na Avenida Lucas Nogueira Garcez, destruindo móveis e utensílios, e espalhando muita sujeira pelo interior do recinto.

REGIÃO LESTE
No bairro Vila Zezé (região leste), uma casa também foi completamente inundada. O temporal derrubou um muro da residência vizinha, situada na parte alta do terreno, e as águas invadiram a casa situada na parte de baixo do local. Moradores de diversos bairros atingidos pela chuva relatam que perderam móveis e utensílios domésticos.

Pelas redes sociais, o prefeito Izaias Santana (PSDB) disse que durante os pouco mais de cinco anos de governo (incluindo os quatro anos do primeiro mandato) já foram feitas diversas obras de drenagem, 'e este ano estamos fazendo muito mais'. "Vamos fazer projetos para mais três grandes obras. Trabalho permanente de limpeza e levantamento de pontos específicos para pequenas intervenções", comentou.

BALANÇO
As equipes da Defesa Civil de Jacareí estão trabalhando no atendimento à população. Na terça-feira (1º), Jacareí viveu mais um dia de altas temperaturas. No momento em que o temporal chegou, por volta das 16h30, a cidade registrava 33 graus.

De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira (2), a Defesa Civil atendeu mais de 100 chamados ao longo da noite, em decorrência dos estragos causados pela chuva.

Os bairros mais afetados, com registros de alagamento foram: Cidade Jardim, Jardim São Luís, Esperança, Nova Jacareí, Jardim Jacinto, Vila Ita e Vila Guarani.

Também ocorreram quedas de muros e árvores, nos bairros Jardim Colinas, Jardim do Vale, Parque Imperial, Primeiro de Maio, Terras de São João, Jardim Panorama e Vila Zezé. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.

A Prefeitura de Jacareí reforça que, em caso de urgência, os munícipes acionem a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection