Domingo, 25 Janeiro 2026

Saúde alerta sobre riscos de adquirir e consumir produtos clandestinos

CidadeApós fechamento de fábrica

Saúde alerta sobre riscos de adquirir e consumir produtos clandestinos

Ação conjunta com a Polícia Civil resultou no descarte de conservas de palmito em uma fábrica clandestina no Igarapés.  

A ação flagrou graves violações às normas sanitárias, incluindo o envase do produto em condições precárias de higiene. Foto- Divulgação/PMJ

A Secretaria de Saúde de Jacareí fez um alerta aos estabelecimentos e à população sobre o risco em adquirir e consumir produtos clandestinos ou de origem duvidosa, após uma operação realizada pela Vigilância em Saúde em conjunto com a Polícia Civil, que interditou no último dia 16 uma fábrica clandestina de palmito que operava irregularmente no bairro Igarapés (região oeste).

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

A ação flagrou graves violações às normas sanitárias, incluindo o envase do produto em condições precárias de higiene e a ausência de autorização dos órgãos competentes. Todo o material apreendido foi imediatamente descartado no Aterro Sanitário de Jacareí, seguindo os protocolos de segurança alimentar para evitar o consumo humano.

FRAUDE COMERCIAL
Além das falhas estruturais, a fiscalização identificou uma fraude comercial: o estabelecimento utilizava indevidamente rótulos das marcas Conquista, Master Gourmet, Ouro do Vale, Golden e Jurerê. A prática induzia o consumidor e o comerciante ao erro sobre a real procedência e qualidade do alimento.

Diante da gravidade, a atividade foi encerrada e as medidas administrativas foram encaminhadas às autoridades policiais e às secretarias de Meio Ambiente e Agricultura para o devido processo legal.

Orientação é ficar atento ao rótulo e
aos registros nos órgãos reguladores

Produtos sem rótulo, registro ou de origem duvidosa podem causar intoxicações graves. Foto- Divulgação/PMJ

A orientação da Secretaria de Saúde de Jacareí é de que os setores varejista e gastronômico verifiquem minuciosamente a rotulagem e os registros nos órgãos reguladores antes de adquirir insumos. Para a população, o alerta é para que desconfie de preços excessivamente baixos ou embalagens com informações suspeitas.

A secretária de Saúde de Jacareí, Aguida Fernandes, reforça a importância da atenção rigorosa na hora da compra. "Produtos sem registro ou de origem duvidosa podem causar intoxicações graves. É fundamental que proprietários de restaurantes, pizzarias e supermercados sejam parceiros da Vigilância, verificando sempre a procedência e a regularidade sanitária dos fornecedores. Comercializar itens clandestinos, além de um risco à saúde pública, gera sanções legais severas aos estabelecimentos", pontua a secretária.

RISCOS DO CONSUMO
Consumir palmito contaminado pode causar desde uma gastroenterite leve até botulismo, um quadro grave e potencialmente fatal. Sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, febre e fraqueza podem surgir em até dois dias após o consumo. Na maioria dos casos, o paciente apresenta melhora em no máximo três dias, mas a desidratação pode exigir atendimento médico.

Já no botulismo, os sintomas neurológicos aparecem de 12 a 36 horas (em alguns casos, de 6 horas até vários dias) após o consumo, com sintomas como visão embaçada ou dupla, boca seca, pálpebra caída, dificuldade para falar ou engolir, fraqueza muscular progressiva e falta de ar. Nesse caso, não costuma causar febre. A pessoa pode estar consciente, mas piorando rapidamente.

O QUE FAZER?
Nos quadros leves, a orientação da Secretaria de Saúde é se hidratar e observar a evolução. Já nos sintomas neurológicos ou sinais graves, procurar atendimento médico imediatamente, nas UPAs 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz e Parque Meia-Lua; ou das 7h às 19h, nas Unidades de Saúde 12h (Santa Cruz dos Lázaros, Parque Santo Antônio, Cidade Salvador e Jardim das Indústrias).

SERVIÇO
Saiba onde denunciar
As denúncias sobre irregularidades podem ser registradas de forma anônima e segura pelos canais oficiais: pelo telefone 0800 016 3010 ou via plataforma AtendeBem Online, no site da Prefeitura Municipal de Jacareí.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 25 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection