Relatório desenvolvido pela entidade detalha desempenho no comércio exterior; os dados são de janeiro a julho de 2022.
As exportações da regional CIESP, que englobam os municípios de Jacareí, Igaratá e Santa Branca, registraram US$ 349,4 milhões no período, um aumento de 13,2% na comparação interanual. Já as importações somaram US$ 360,2 milhões, o que significa uma queda de 5,5% frente ao mesmo período do ano passado. O anúncio foi feito pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), nesta quarta-feira (24).
Os principais produtos exportados foram pastas de madeira (52,5%), aeronaves e aparelhos espaciais (8,7%) e alumínio e suas obras (8,6%). Por outro lado, as importações da regional se concentraram em produtos químicos orgânicos (17,2%), adubos ou fertilizantes (12,5%) e produtos químicos inorgânicos (9,7%)
PRINCIPAIS MERCADOS
No período analisado, os principais destinos das exportações de Jacareí foram Países Baixos (Holanda) (18,9%), Argentina (13%) e China (10,9%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (20,1%), Alemanha (13,4%) e China (11,8%).
AVALIAÇÃO
Para o presidente do CIESP estadual, Rafael Cervone, 'a indústria pode contribuir de modo cada vez mais significativo para ampliação das vendas internacionais, tanto em volume quanto pelo fato de incluir produtos de maior alto valor agregado na pauta de exportações'. "Além disso, a desestabilização das cadeias globais de valor chamou a atenção para o Brasil, como um parceiro comercial favorável e de longo prazo", reforça.
Marilene Martins Leite, diretora do CIESP Jacareí, avalia como positivo o crescimento nas exportações regionais e reforça o potencial da indústria.
"A indústria local é moderna e diversificada. Podemos ampliar as relações comerciais com outros países e, sem dúvida, levar mais produtos brasileiros aos mercados internacionais. Temos trabalhado, diariamente, para abrir caminhos e possibilitar crescimento as nossas empresas", finaliza.
As empresas exportadoras podem contatar o CIESP Jacareí para emissão de Certificados de Origem. O Certificado de Origem é um documento que oferece tratamento tarifário diferenciado com os países com os quais o Brasil possui acordo comercial.
Para mais informações sobre o documento, acesse: www.ciesp.com.br/jacarei.