Sexta, 11 Setembro 2026

Quatro estudantes de Jacareí gabaritam Olimpíada Nacional de Nanotecnologia

Cidademedalhistas

Quatro estudantes de Jacareí gabaritam Olimpíada Nacional de Nanotecnologia

Com quatro medalhas, o Colégio Hexagonal aparece na primeira colocação entre as escolas do Vale do Paraíba. 

A partir da esquerda, os medalhistas do Colégio Hexagonal: Lorenzo, Pablo, Sophia e Miguel. Foto- Divulgação

Quatro estudantes de Jacareí conquistaram a premiação máxima da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) 2026, realizada em agosto. Lorenzo Benjamin Xavier Gomes, Miguel Orlando Rabelo Bassoli, Sophia Romeiro Lopes e Pablo Henrique Ribeiro obtiveram 100% de aproveitamento na prova e receberam medalhas Diamante, a categoria mais alta da competição.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Com quatro medalhas nessa categoria, o Colégio Hexagonal aparece na primeira colocação entre as escolas do Vale do Paraíba na relação de medalhistas confirmados para a cerimônia da ONANO 2026. O levantamento considera apenas as medalhas Diamante e não inclui os resultados das categorias Ouro, Prata e Bronze.

Os quatro estudantes foram convidados para participar da cerimônia de premiação, que será realizada no Mackenzie, uma das instituições incentivadoras da olimpíada.]

A nanotecnologia estuda materiais e estruturas em escalas extremamente pequenas e tem aplicações em áreas como medicina, engenharia, computação, sustentabilidade e desenvolvimento de novos materiais. As olimpíadas científicas também são utilizadas como forma de estimular o aprofundamento de conhecimentos e a resolução de problemas.

SOBRE A ONANO
A Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) é uma competição acadêmica voltada à divulgação e ao estímulo do conhecimento sobre nanotecnologia entre estudantes. A proposta é aproximar os participantes de conceitos relacionados a materiais, estruturas e fenômenos em escala nanométrica.

A área tem aplicações em diferentes campos, como medicina, engenharia, computação, energia, sustentabilidade e desenvolvimento de novos materiais. A competição busca ainda estimular habilidades como raciocínio, interpretação, investigação e resolução de problemas.

A edição de 2026 reúne estudantes de diferentes instituições de ensino, com premiação em categorias que incluem Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Os quatro alunos de Jacareí que obtiveram 100% de aproveitamento conquistaram a medalha Diamante, a maior categoria da olimpíada.

CONHECIMENTO
Para o diretor-geral do Colégio Hexagonal, Fabricius Tremocoldi Stipp, o resultado é consequência de um trabalho que busca ampliar a participação dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.

"Mais importante do que a medalha é o processo que existe por trás dela. Temos um estudante que aceita o desafio, professores que incentivam e uma equipe que cria oportunidades para que ele possa desenvolver seus talentos", afirmou.

Segundo Stipp, a diversidade das áreas em que os alunos participam de competições também é relevante. "A ideia é que o estudante tenha contato com diferentes campos do conhecimento, descubra seus interesses e perceba que pode avançar cada vez mais."

Com o resultado, os quatro alunos premiados representarão Jacareí na cerimônia nacional da ONANO 2026, após alcançarem o aproveitamento máximo na competição. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 11 Setembro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection