Iniciativa propõe metodologia para desenvolver habilidades e competências de alunos, com capacitação de educadores.
Potencializar a curiosidade natural de crianças e jovens, é a proposta do projeto ArteLab, que estimula de maneira lúdica o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para o futuro, como pensamento crítico, protagonismo e criatividade. A iniciativa começa a ser implementada este mês em 10 escolas da rede pública de Jacareí.
Viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da empresa Dow, e implementação da Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa utiliza a Metodologia Ativa de Aprendizagem, moderno recurso de ensino que coloca o aluno como agente ativo de sua própria evolução pedagógica, com apoio de materiais originais e divertidos para a montagem de objetos experimentais.
Até dezembro de 2022 cerca de 40 educadores do município serão capacitados para aplicar as atividades do programa em sala de aula. Participam desta edição do projeto em Jacareí as escolas EMEF Barão de Jacareí, EMEF Prof Ricardina dos Santos Moraes, EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva, EMEF Prof Claudia Maria Gaspar Queiroz do Prado, EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silvia, EMEF Professora Maria Luiza de Souza Pinto Vasques, EMEF Prof Adélia Monteiro, EMEIF Presbítero Mabito Shoji, Oficina pedagógica e EMEF Adélia Monteiro.
"O ArteLab agrega novas tecnologias de aprendizagem que apoiam o desenvolvimento integral do aluno, com atividades em que as crianças de fato colocam a 'mão na massa'. Além disso elas são estimuladas a descobrir e aprender enquanto constroem seus projetos experimentais com a ajuda das T-Box, que são os kits distribuídos às escolas com itens como baterias, motor e chave philips, e dos kits de programação", explica Thaís Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. Thaís destaca que o engajamento dos professores é um ponto fundamental para o sucesso da iniciativa.
A líder de Comunicação Corporativa da Dow no Brasil, Helena Alonso, explica que, por ser uma empresa de ciência dos materiais, a Dow tem como uma de suas prioridades o patrocínio a projetos que instiguem os estudantes a se interessarem pelas áreas STEAM - os estudos direcionados às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Mais informações, acesse: www.evoluir.com.br.