Domingo, 12 Outubro 2025

Procon reforça as orientações para identificação de bebidas falsificadas

CidadeFique de olho!

Procon reforça as orientações para identificação de bebidas falsificadas

As recomendações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Bebidas, que desenvolveu uma cartilha sobre o tema.

Grande parte das bebidas ilegais tem aparência duvidosa. Foto- Divulgação/PMJ

O Procon de Jacareí, atento à necessidade de ampliar as orientações contra a venda criminosa de bebidas falsificadas, orienta os consumidores quanto a cuidados extras que devem ser adotados ao adquirir produtos na cidade e em outros pontos do país.

As recomendações foram divulgadas pela ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), em cartilha desenvolvida junto à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. A reprodução teve autorização expressa pelo órgão.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Confira as principais dicas, a seguir:

Tampa: Desconfie de lacres imperfeitos, com borrões ou com vazamentos. Bebidas destiladas importadas deverão conter selo IPI no topo da tampa, fabricado em papel-moeda e com impressão de alta qualidade. A ausência do dosador não indica se a bebida é original ou falsa, pois há marcas que não possuem dosador, e mesmo as que possuem podem ser comercializadas sem o dispositivo em lojas duty free.

Líquido: Há um padrão no nível de enchimento do líquido, conforme consta do rótulo. As garrafas de um mesmo rótulo, alinhadas lado a lado, deverão conter a mesma quantidade de líquido. As bebidas destiladas não possuem detritos ou corpos estranhos no líquido. Exceções são as bebidas alcoólicas mistas ou compostas, nas quais há mistura de substâncias ao líquido após a destilação e filtragem. Procure conhecer a aparência do líquido da bebida legal que você costuma consumir.

Rótulo: Os rótulos das bebidas autênticas possuem identidade própria, com arte de alta qualidade e, em várias marcas, detalhes em alto-relevo. Não há erros de grafia nos rótulos originais. Desconfie de rótulos desgastados, com impressão que borra ao ser umedecida ou que apresentem erros de grafia. O contrarrótulo deve sempre estar em português e conter o número de registro da bebida no MAPA – Ministério da Agricultura.

Garrafa de vidro: As bebidas falsificadas normalmente utilizam garrafas originais de vidro vazias, descartadas e que foram parar nas mãos dos criminosos e envasadas com líquido adulterado. A bebida legal apresenta uma garrafa de vidro de qualidade, sem riscos, arranhões ou marcas de reutilização, comuns nas garrafas retornáveis. Desconfie de bebidas em embalagem de vidro em más condições.

Aparência: Grande parte das bebidas ilegais tem aparência duvidosa, desde a tampa amassada ou desbotada, vedação mal-feita, com material de má-qualidade, o líquido com sujidade, a garrafa de vidro avariada, dando a impressão de um produto mal-tratado, mal-armazenado e mal-transportado.

Outro ponto é que os consumidores desconfiem de valores muito abaixo do praticado, pois o grande chamariz das bebidas ilegais é justamente o preço.

SERVIÇO
Procon Jacareí
Em caso de suspeita de venda ilegal de produtos, o Procon de Jacareí pode ser acionado pelo telefone (12) 3955-9130. O atendimento presencial é feito na Rua Capitão Joaquim Pinheiro do Prado, nº 222 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As senhas são entregues até às 15h15. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 12 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection