Prefeitura reforça orientação sobre os cuidados para evitar surtos de viroses
Com a chegada do verão, os casos de virose são comuns, devido ao consumo de água e alimentos contaminados.
A Prefeitura de Jacareí divulgou nesta quinta-feira (9) uma nota em que reforça a orientação sobre os cuidados para evitar surtos de virosa no município. Com a chegada do verão, os casos de virose são comuns, devido ao consumo de água e alimentos contaminados, além da superlotação das praias.
As viroses são infecções que causam problemas gastrointestinais e sintomas como diarreia e vômito e que podem afetar até quem não esteve na praia nas férias.
Os sintomas mais comuns da virose são: dores abdominais, diarreia, náuseas, vômito e febre (em alguns casos). Segundo Dra. Marcia Santos, Secretária de Saúde de Jacareí, 'a saúde de crianças e idosos exige cuidados especiais, principalmente durante períodos de virose". "A prevenção é o melhor remédio, por isso, orientamos a população a manter a higiene das mãos e buscar atendimento médico em caso de sintomas como febre, diarreia e vômito", reforça
O QUE FAZER?
A piora da diarreia e vômito pode levar a desidratação, por isso é importante buscar ajuda médica o quanto antes para receber os devidos cuidados, como hidratação adequada, além da realização de exames e utilização de medicações específicas para cada caso. Nos casos de surtos, os profissionais de saúde farão investigação dos casos para buscar as causas e promover ações para conter outras ocorrências.
Ainda de acordo com orientações da pasta, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença na prevenção, como lavar bem as mãos com água e sabão; beber água mineral ou filtrada; não compartilhar copos, pratos e talheres usados por outras pessoa; lavar bem os alimentos antes de comer; higienizar superfícies e utensílios e manter o lixo devidamente tampado para evitar a proliferação de moscas e outros insetos.
Comentários: