Terça, 25 Junho 2024

Prefeitura recebe educadores para início do ano letivo de 2024

Cidadevolta às aulas

Prefeitura recebe educadores para início do ano letivo de 2024

O evento mobilizou profissionais que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; aulas começam dia 15. 

Vista geral do auditório do Teatro Ariano Suassuna durante evento com educadores da rede municipal. Foto- Divulgação/PMJ

Cerca de 2 mil educadores, entre professores, educadores das equipes gestoras, agentes de desenvolvimento infantil (ADIs), técnicos e estagiários da Rede Municipal de Educação, participaram nesta segunda-feira (5), no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire), da abertura do ano letivo de 2024. As aulas municipais começam no próximo dia 15.

O evento mobilizou profissionais que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e teve início com uma apresentação cultural de um vídeo e participação da contadora de histórias Nazarélelé.

A programação contou com o Lançamento Oficial do Programa em Rede deste ano – 'Jacareí Cientificando ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável)' – que enfatiza o ODS 6 - Água Potável e Saneamento.

A temática articula uma ação mobilizadora das unidades escolares em seu território, destacando-se nessa ação, a cartografia hídrica. A apresentação do novo programa foi feita para o público presente, pela secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino e pelo físico Wilson Namen.

"Este ano será recheado de novidades", destacou, ressaltando entre elas, o Programa de Formação de Robótica para professores, que atuam no ensino fundamental, e a parceria com a empresa Ardagh e o Sesi, proporcionando ações no ensino fundamental da rede.

CRIANÇA ALFABETIZADA

Para finalizar a solenidade, aconteceu a apresentação da ação pedagógica 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada', instituído em junho de 2023, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios. O documento tem como objetivo garantir o direito que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco no 3°, 4° e 5° ano, afetados pela pandemia. 

 

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