Por Redação em Quinta, 29 Dezembro 2022
Categoria: Cidade

Prefeitura publica edital para obras de adequação de acessos de três avenidas

Projeto prevê a interligação de três avenidas, com o objetivo de aliviar as vias de acesso às rodovias e aos bairros do entorno.  

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, publicou o edital de licitação para contratação das obras de remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros com as avenidas Davi Lino e Getúlio Vargas. O documento foi publicado no dia 16 de dezembro, no Boletim Oficial do Município.

Por meio de diversas intervenções, o projeto consiste na interligação das três avenidas, com o objetivo de aliviar as vias de acesso às rodovias que estão localizadas nas proximidades e entre bairros das regiões leste a oeste e vice-versa.

A OBRA
As intervenções serão feitas no alongamento da rotatória existente na Avenida Getúlio Vargas, na altura da entrada do bairro Jardim Primavera (região leste), e interligação das avenidas Adhemar de Barros e Davi Lino, com a rotatória por meio de cruzamentos e retornos semaforizados.

Esse conjunto de melhorias, possibilitará que, quem vem da terceira ponte, passando pela Avenida Adhemar de Barros, poderá entrar na Davi Lino à direita (sentido Centro) ou à esquerda (sentido Dutra – na direção da obra de continuação da Davi Lino até o Parque Meia-Lua).

Logo adiante, na Avenida Davi Lino (sentido Centro), haverá um cruzamento para acessar a rotatória que será alongada, podendo seguir pela Getúlio Vargas sentido Centro, ou retornar sentido Dutra.

MAIS MELHORIAS
Além dessas obras viárias para o trânsito de veículos, o projeto prevê a implantação de ciclovia ao longo de todo o segmento, interligando com as demais ciclovias projetadas no contexto do programa financiado pela CAF. A contratação também prevê a implantação de novos dispositivos de drenagem, para solucionar problemas de escoamento de águas pluviais no local, sinalização vertical e horizontal, semaforização inteligente, acessibilidade e iluminação em LED.

Segundo o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio, as licenças ambientais já foram obtidas e a compensação ambiental, por meio do plantio de mudas nativas, também é parte do escopo da empresa que será contratada, e realizará durante a execução das obras. Este projeto integra o PRODUS, programa financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

"É fundamental para o pleno funcionamento da conexão entre as regiões leste e oeste, pois compõem o anel viário, em que as primeiras obras já estão praticamente concluídas, sendo a terceira ponte (ligação Malek Assad-Castelo Branco), duplicação da Avenida Castelo Branco e continuação da Davi Lino e Marginal da Dutra", explicou Florêncio. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário