Sexta, 23 Mai 2025

Prefeitura entrega mais 159 títulos de regularização no bairro Rio Comprido

Cidadehabitação

Prefeitura entrega mais 159 títulos de regularização no bairro Rio Comprido

Situado na região leste de Jacareí, bairro deve chegar a 452 lotes regularizados e irá somar quase 300 títulos entregues. 

Vista aérea de parte do Rio Comprido, na região leste de Jacareí. Foto- Arquivo/PMJ

A Prefeitura de Jacareí irá entregar mais 159 títulos de regularização fundiária a moradores do bairro Rio Comprido (região leste). O evento de entrega dos documentos acontece neste sábado (24), a partir das 9h, na EMEF Maria Luiza de Souza Pinto Vasques. Com isso, o bairro chegará a 452 lotes regularizados e irá somar quase 300 títulos de regularização entregues desde o ano passado.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Nesta nova etapa, deverão ser contemplados imóveis localizados nas quadras 8, 9, 11 e 12. Integram a região as Ruas Florianópolis, Roraima, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Recife, Alagoas, Barra Mansa, Parati e Francisco de Sá, além das Travessas Roseira, São José do Barreiro, Jambeiro e Queluz.

Esta é a segunda etapa da entrega de títulos de regularização fundiária no local. Em abril do ano passado, foram contemplados imóveis localizados nas quadras 2, 3, 4, 5 e 7. No total, são seis etapas previstas para a conclusão das entregas.

MEMÓRIA
O núcleo informal consolidado Jardim Rio Comprido começou a ser ocupado no final da década de 1970, em área de propriedade particular. Com o tempo, cerca de 1.248 lotes foram implantados, distribuídos em 24 quadras e 51 ruas e travessas. Em 2000, a empresa responsável obteve reconhecimento judicial da propriedade da área, permitindo acordos com os ocupantes.

O processo de regularização fundiária teve início em 2019, durante p primeiro mandato do ex-prefeito Izaias Santana (MDB), sob coordenação da Diretoria de Habitação, da Secretaria de Planejamento. No mesmo ano, todas as ruas e decretos foram oficializados; foi realizado um cadastro social 'in loco' e, também, a implantação de uma Comissão Representativa de Ocupantes.

O protocolo para Demarcação Urbanística do núcleo junto ao Cartório de Registro de Imóveis de Jacareí foi realizado em junho de 2022, após parecer legal da Procuradoria-Geral com orientações para o processo. O processo reconheceu oficialmente a existência de ruas e quadras em uma área de 662.518,70 m² e teve registro efetivado em 2023. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection