Prefeitura abre licitação para três obras de drenagem na região oeste
Projeto consiste em serviços de canalização na Bacia do Córrego do Tanquinho e promete acabar com enchentes nos bairros.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, publicou no último Boletim Oficial do Município, na sexta-feira (27), o edital de licitação pública internacional de projetos complementares e execução de três obras de drenagem urbana na região oeste do município, para contenção de enchentes.
O projeto consiste em serviços de macrodrenagem (canalização) do córrego afluente da sub-bacia do Córrego do Tanquinho, que vai resolver de vez com os problemas de décadas da Avenida Diogo Fontes, (Cidade Nova Jacareí), Condomínio Stellarium Domus (Esperança) e Jardim São Luiz.
As obras estão previstas para serem iniciadas em março, com um custo total estimado de pouco mais de R$ 11,7 milhões. Estes trechos da região oeste, considerados críticos, encontram-se em três dos afluentes do córrego do Tanquinho. O primeiro, da avenida Diogo Fontes, tem extensão de 495 metros.
O segundo, paralelo à Avenida Lucas Nogueira Garcez, no Condomínio Stellarium Domus, tem extensão de 346 metros, desembocando no córrego da Rua Diogo Fontes. Já o terceiro, situado no bairro Jardim São Luiz, possui extensão de 670 metros.
Outro trecho que também será beneficiado é onde está localizado o Bunkyo – Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí (Esperança).
"Todos estes trechos apresentam deficiência no escoamento das águas pluviais, pois a calha natural é insuficiente para dar vazão pelos sistemas de drenagem dos bairros lindeiros. Estes locais constantemente sofrem com alagamentos nos períodos de chuva, sendo necessária a sua canalização, para conter as cheias", explicou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.
O projeto prevê ainda a canalização dos córregos afluentes, que será realizada em sistema de 'gabião', com suas travessias executadas em aduelas de concreto armado, que irão atribuir as condições apropriadas para aumento e melhoria do escoamento.
Todos os projetos executivos e as obras de canalização dos córregos, do Tanquinho e de seus afluentes, serão financiados pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Comentários: