Ópera Pagliacci encerra turnê gratuita com apresentação em Jacareí
A peça que será realizado no domingo (28), é considerada uma das mais populares e belas do repertório verista.
No próximo domingo (28), Jacareí será palco de uma apresentação única da ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo. O espetáculo, gratuito (com retirada de ingressos meia hora antes), será realizado no Teatro Municipal Ariano Suassuna (antigo EducaMais Jacareí), às 17h. A peça é considerada uma das mais populares e belas do repertório verista com melodias eternizadas como a ária Vesti la giubba para tenor e o famoso intermezzo.
A encenação encerra a turnê 'A Caminho do Interior', promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, Istituto Italiano di Cultura San Paolo brasile, em parceria da Prefeitura Municipal de Jacareí, através da Fundação Cultural e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A apresentação contará com a presença da Orquestra Sinfônica de Americana e Filarmônica de Rio Claro, com a regência do maestro Álvaro Peterlevitz contando com cenários, figurinos e adereços cênicos e legendas em português para maior compreensão do texto cantado em italiano.
Como parte da encenação, a Orquestra ficará no palco devido ao contexto da história que versa sobre a chegada de uma trupe teatral em uma vila italiana com seus personagens, onde a vida real acaba se mesclando com a comédia dando um final trágico aos personagens, ressaltando a frase cantada pelo protagonista, 'Ria palhaço de sua própria dor'.
Com a produção conjunta da Cia Ópera São Paulo e Associação Amigos da Ópera de Jacareí, o espetáculo apresenta nomes de destaque como a soprano italiana Maria Sole Gallevi, Marcello Mesquita e Cleyton Pulzi (tenores), Willian Donizetti e Tomás David (barítonos). Tomás é cantor lírico e professor de canto em Jacareí e já participou de diversas produções de ópera em diversas cidades brasileiras.
A direção geral e artística é do tenor Paulo Abrão Esper, tendo como assistente de produção e desenho de luz Gustavo Teodoro, ambos de Jacareí.
Comentários: