[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí terá exposição permanente no Paço em homenagem a ex-prefeitos

CidadeJacareí, 370 anos!

Jacareí terá exposição permanente no Paço em homenagem a ex-prefeitos

As homenagens incluem 36 nomes, desde Joaquim Miguel Martins de Siqueira, cuja atuação teve início em 1889, até os prefeitos do século 21.  

As homenagens incluem 36 prefeitos, Vista externa do antigo prédio do Mercadão, na região central. Foto- Divulgação/PMJ

Jacareí vai poder conhecer um pouco mais da sua história a partir de um Memorial que será inaugurado na segunda-feira (4), às 9h, no térreo do Paço Municipal. O evento faz parte das comemorações de aniversário de 370 anos de Jacareí -- celebrado, oficialmente, no domingo (3 de abril).

Intitulada 'Memorial dos Prefeitos', a exposição permanente evidencia a memória de intendentes, interventores e prefeitos do município, desde a Proclamação da República (1889), possibilitando ao público conferir a relação dessas figuras com a história da cidade, não apenas pelas denominações de ruas, praças e escolas.

As homenagens incluem 36 prefeitos, a partir do prefeito Joaquim Miguel Martins de Siqueira, cuja atuação teve início em 1889, até os prefeitos do século 21. Também são lembrados na exposição os três deputados eleitos pela cidade: Luiz Benedicto Máximo, com mandato estadual (1979/1987) e federal (1993/1998); deputado estadual Malek Assad (1979/1983); e deputado estadual Marco Aurélio de Souza (2011/2014).

De acordo com um dos organizadores do novo espaço na Prefeitura, o secretário de Administração e Recursos Humanos de Jacareí, Bruno Castro, a exposição é uma oportunidade de mostrar a evolução da cidade nesses anos, "assim como prestar homenagem ao criar um espaço para manter viva a memória dessas pessoas que se dedicaram a construir a cidade".

Antigo 'esmaga sapo' está entre
os fatos lembrados no Memorial

Entre os fatos que são lembrados na exposição 'Memorial dos Prefeitos', que será inaugurada no dia 4 de abril, às 9h, na sede da Prefeitura de Jacareí, está a antiga área que abriga o Paço Municipal, que era conhecida como 'Esmaga Sapo'. A área ganhou esse apelido por se tratar de um local totalmente insalubre e que precisou ser aterrado para a construção do prédio.

Há outros como o da atual empresa Gates, que chegou no início da industrialização do município e se chamava Germade, ou ainda sobre o médico e professor João Victor Lamanna, que antes de ser patrono de uma escola estadual, foi prefeito da cidade.

PROGRAMAÇÃO
Em celebração aos 370 anos de Jacareí, a cidade contará com uma programação especial de eventos, organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy e secretarias municipais. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 04 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection