Certificação considera estados e/ou municípios com 100 mil ou mais habitantes que mantenham critérios mínimos de avaliação.
O Ministério da Saúde entregou a Certificação pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e/ou Hepatite B para 60 municípios e três estados brasileiros. A cerimônia foi realizada em Brasília, na última sexta-feira (29).
A Prefeitura de Jacareí recebeu o 'Selo Prata' pela eliminação da transmissão vertical do HIV. A secretária municipal de Saúde, Dra. Rosana Gravena, representou a Prefeitura.
A proposta para certificação considera estados e/ou municípios com 100 mil ou mais habitantes que cumpram e mantenham os critérios mínimos de avaliação, bem como alcancem as metas de eliminação por meio dos indicadores estabelecidos.
De acordo com a titular da pasta, "o Selo Prata é um reconhecimento à excelência dos nossos serviços de saúde e ao compromisso com a prevenção e o tratamento das ISTs, uma conquista de toda a rede municipal de saúde de Jacareí", afirmou. Ainda segundo a secretária de Saúde, ao ampliar o acesso à testagem e ao tratamento, "estamos salvando vidas e garantindo um futuro mais saudável", completou.
Para receber a certificação do governo federal, a Rede de Saúde de Jacareí consolidou seu papel como um serviço essencial de acolhimento, prevenção e cuidado para erradicação da transmissão vertical do HIV, ampliando o acesso à testagem, aconselhamento e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV. Observa-se aumento anual da testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
"Trata-se de um esforço de toda a rede municipal de saúde no fortalecimento do acesso à testagem, a fim de identificar precocemente novos casos de ISTs, incluindo a testagem em gestantes nos trimestres da gestação", reforça Rosana Gravena.
NÚMEROS
Atualmente, 27 serviços da rede municipal de Jacareí realizam teste para a população, o que corresponde a 100% dos serviços da cidade facilitando o diagnóstico e tratamento precoce.