[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí realiza 'Procissão das Almas' neste domingo (27), a partir das 19h

Cidadefolclore

Jacareí realiza 'Procissão das Almas' neste domingo (27), a partir das 19h

Retomada do evento terá concentração ao lado do Museu de Antropologia (MAV), na Rua XV de Novembro.  

A participação é gratuita e todos são orientados a estarem vestidos com trajes fúnebres. Foto- Silvio Peninck/Divulgação

Suspenso desde 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o evento 'Procissão das Almas' ou 'Procissão dos Mortos' como vinha sendo rotulado anteriormente, será retomado neste domingo (27), em Jacareí.

A procissão, que vinha sendo realizada desde 2010, é inspirada em uma lenda, tradicional na cidade, sobre uma 'romaria de mortos' que revoltados com a mudança de local do cemitério saíam de seus túmulos e seguiam, em lamentos, até a Nova Necrópole. "Se alguma pessoa, viva, fosse surpreendida espionando o cortejo recebia uma vela que, ao se apagar, transformava-se em osso humano e a pessoa morreria até a próxima procissão", diz a lenda.

A edição 2023 será neste domingo (27), com concentração ao lado do Museu de Antropologia (MAV), na Rua XV de Novembro, a partir das 19h e início às 20h, com o tradicional percurso pelas principais vias da região central. A participação é gratuita e todos são orientados a estarem vestidos com trajes fúnebres.

SERVIÇO
Quem quiser saber mais pode acompanhar a página pelo Facebook: https://www.facebook.com/groups/822686232679305/?ref=share. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection