Saúde de Jacareí realiza mutirão de mamografias, sempre aos sábados
Os exames estão sendo agendados conforme encaminhamento das Unidades Municipais de Saúde da Família.
Os exames estão sendo agendados conforme encaminhamento das Unidades de Saúde da Família.
O mutirão teve início no último dia 5, e acontece também nos dias 19 e 26 de outubro, e 9, 23 e 30 de novembro, com um total de 56 exames em cada sábado. Ao todo, serão atendidas 336 mulheres durante as ações.
QUEM PODE FAZER
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia. Procure a Unidade de Saúde de sua referência para passar em acolhimento e ser encaminhada para agendamento do exame.
Caso você não possua a idade recomendada, mas tenha dúvidas ou apresente sinais de atenção, procure também a Unidade de Saúde mais próxima para receber acolhimento e todas as orientações necessárias.
AÇÕES SOBRE O TEMA
Além do mutirão, as unidades de saúde de Jacareí estão promovendo diversas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Palestras em sala de espera e orientações em grupos temáticos são algumas das iniciativas que buscam informar e educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde.
Câncer de mama: detecção precoce é
fundamental para iniciar tratamento
O câncer de mama é considerado o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, porém a detecção precoce é fundamental para a implementação do tratamento. A não detecção em tempo hábil, pode levar a cirurgias invasivas e até a morte.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jacareí, de 2013 a 2023, ocorreram 213 casos de óbitos em mulheres por Neoplasia Maligna da Mama na cidade. Não há uma causa específica para o aparecimento do câncer de mama, mas existem alguns fatores que precisam de atenção especial: Sobrepeso e obesidade; Não ter tido filhos; Primeira gravidez após 30 anos; Uso de contraceptivos orais por longa data; Reposição hormonal após a menopausa, por período superior a cinco anos e Histórico familiar.
Os casos são mais frequentes a partir dos 50 anos de idade e, por isso, o Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres de 50 a 69 anos realizem o exame de mamografia anualmente. Este exame é capaz de detectar de forma precoce os nódulos ou outros sinais clínicos de câncer. O exame pode ser solicitado por um médico ou enfermeiro.
NÚMEROS
No ano de 2023, em Jacareí, foram solicitados 12.523 exames de mamografia para o rastreamento do câncer de mama. E, em 2024, de janeiro a 9 de outubro, foram solicitadas 9.190 mamografias. No entanto, é necessário alcançar mais mulheres para a realização deste exame, pois a população feminina em Jacareí na faixa etária de 50 a 69 anos é de pouco mais de 27 mil mulheres.
SINTOMAS
Os sinais que podem sugerir um câncer de mama são facilmente percebidos pela mulher ao realizar o autoexame das mamas, tais como a presença de nódulos (caroço) nas mamas ou região das axilas, saída de líquido do mamilo e alterações da pele da mama (vermelhidão ou aspecto de "casca de laranja"). Para qualquer uma destas anormalidades é preciso procurar um profissional de saúde, médico ou enfermeiro, que darão a melhor condução para cada caso.
É possível prevenir o câncer de mama com hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, manutenção do peso ideal, prática de exercícios físicos, e abolir o uso do cigarro e bebidas alcoólicas.
Comentários: