Jacareí celebra dois prêmios de Gestão Responsável na área de meio ambiente
Município foi premiado por entidade regional em duas categorias, com iniciativas consideradas 'inovadoras'.
O Município de Jacareí foi premiado com o 1º lugar em duas categorias durante a 2ª edição do 'Prêmio AMVALE de Gestão Responsável', entregue na última quinta-feira (27), em Tremembé. Jacareí concorreu como finalista em quatro categorias diferentes, depois de passar por uma seleção que recebeu mais de 200 inscrições.
A premiação conta com 20 categorias relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Entre os premiados, na categoria 'Água Potável e Saneamento', esteve o 'Projeto Renascentes', da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí. A iniciativa visa a conservação e recuperação de mananciais por meio de incentivos junto a proprietários de terra, como ferramenta contra a crise hídrica e impactos das mudanças climáticas.
SAAE
Também de Jacareí, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - obteve a 1ª posição na categoria 'Gestão Responsável', com o projeto 'Saneamento Integrado – Trabalho Socioambiental'.
A proposta, implementada em 2017 ainda no primeiro ano dos dois mandatos do ex-prefeito Izaias Santana, inclui ações de educação e comunicação feitas junto à comunidade para informar sobre obras e demais assuntos relevantes, incentivando a participação na preservação do meio ambiente.
O Município de Jacareí também se colocou como finalista na categoria 'Fome Zero e Agricultura Sustentável', com o 'Mãos à Horta', da Secretaria Municipal de Educação, e em 'Consumo e Produção Responsáveis', com a iniciativa 'Tampinha Solidária Jacareí'. Ao todo, foram 34 cidades inscritas.
SERVIÇO
'Prêmio AMVALE de Gestão Responsável'
O prêmio engloba práticas que promovem a transparência, eficiência e sustentabilidade nas ações administrativas, com o objetivo de valorizar e estimular a implementação de práticas de gestão responsável dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba (AMVALE) em todas as esferas do setor público. A participação é aberta para órgãos ou instituições de gestão pública do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
Comentários: