[[date:%A, %d %B %Y]]

Izaias anuncia reajuste do piso de professores da rede municipal

CidadeEducação municipal

Izaias anuncia reajuste do piso de professores da rede municipal

O anúncio foi feito durante evento de lançamento do programa 'Jacareí Conect@ndo ODS', no EducaMais Jacareí.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, durante evento no EducaMais Jacareí. Foto- Divulgação/PMJ

O prefeito Izaias Santana (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (4) o reajuste do piso de professores da rede municipal de ensino. O aumento será de 13,56%, o que beneficiará cerca de 1.500 profissionais do setor.

O anúncio foi feito durante evento de lançamento do programa 'Jacareí Conect@ndo ODS', no Teatro Ariano Suassuna. Na ocasião, Izaias assinou o projeto de lei que será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Jacareí.

De acordo com a atual administração, a proposta atende determinação do Governo Federal, que definiu o piso nacional dos professores com jornada de 40h para o valor de R$ 3.845,63, em 2022. Na justificativa do projeto, o prefeito explica que o reajuste é uma política de valorização do profissional, prevista não somente no Plano Nacional de Educação, mas também garantida pelo Plano Municipal de Educação, "que garante orçamento suficiente para manter a progressividade salarial dos profissionais do magistério, conforme definição do piso nacional", reforça.

Ao conceder o reajuste, a Prefeitura de Jacareí considerou, ainda, que o valor do piso é calculado com base no repasse do Fundeb, nas alterações propostas na Lei Federal e no valor previsto para o repasse, o que permite a alteração do piso municipal. "

Secretaria de Educação lança
o 'Jacareí Conect@ndo ODS'

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta segunda-feira (4), o programa 'Jacareí Conect@ndo ODS' que terá características regionais. Na solenidade, também foi apresentado o Currículo Municipal da rede. 

"É importante que os professores se familiarizem com o assunto 'ODS'", disse a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino. "Já o Currículo é o documento que norteia as ações e atividades que serão realizadas em sala de aula. Antes, utilizávamos o Currículo Paulista e, agora, usaremos assuntos regionais, como o Rio Paraíba, por exemplo", explicou.

O evento reuniu professores municipais, das creches ao fundamental. Teve a participação da consultora da elaboração do currículo, Maria Regina dos Passos Pereira, que tem graduação em Biologia, em Pedagogia, é mestre em Psicologia da Educação e doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente, Maria Regina coordena a elaboração do Curso de Estágio Probatório dos diretores recém-ingressantes da rede estadual paulista e faz parte do Comitê da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo.

A cerimônia teve também a participação de Wilson Namen, que fez uma apresentação sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Físico formado pela USP, questionador, pensador, atualmente é pesquisador do programa WASH, ligado ao CNPq. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection