Por Redação em Terça, 15 Abril 2025
Categoria: Cidade

Fundação Cultural lança Edital 'Mestre Cultura Viva' de 2025

Nesta edição especial serão contemplados até dois Mestres Cultura Viva, que, além do título, ganharão R$ 4 mil. 

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lançou o edital de 2025 'Mestre Cultura Viva'. Nesta edição especial, serão contemplados até dois mestres, que, além do título, ganharão R$ 4 mil, além de certificado e placa de reconhecimento. As inscrições gratuitas vão até o dia 29 de maio, pelo site da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu - http://www.fundacaocultural.com.br/ ou realizadas de forma presencial, mediante agendamento prévio pelo e-mail: mav@culturajacarei.sp.gov.br.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

"O Prêmio Mestre Cultura Viva de Jacareí tem por objetivo instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular, em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro, por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas consideradas Mestres de Tradição Popular", reforça Juliane Guedes, presidente da Fundação Cultural.

REQUISITOS
Os requisitos necessários para a participação destes herdeiros da cultura tradicional são: ser pessoa física que detenha notório conhecimento; mínimo de 20 anos de permanência na atividade; capacidade de transmissão de saberes; celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais; e, que sejam reconhecidos por sua própria comunidade como detentores de diversas categorias.

Entre elas: artes da cura, liderança religiosa de tradição oral, brincadeiras populares, contação de histórias, poesia, lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano, ofícios, técnicas e modos de fazer da cultura popular.

Entram nas categorias também aqueles que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, trabalham a memória viva e afetiva da tradição popular. Exemplos dessas expressões culturais são os manifestantes da Folia de Reis, Moçambique, Jongo, Festa do Divino, São Gonçalo, Catira, saberes relacionados à gastronomia e religiosidade.

Todas as informações para as inscrições estão no Edital, no site da Fundação Cultural. http://www.fundacaocultural.com.br/.

HOMENAGEM
A Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Patrimônio, realizou uma homenagem semanal pelas redes sociais, todas as sextas-feiras, aos mestres premiados até hoje. Para conferir e conhecer mais sobre os nossos mestres e mestras da cultura popular, acesse o Instagram da MAV. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário