Falta de energia altera local de sessão de posse de prefeito, vice e vereadores
Chuva forte e falta de energia elétrica em Jacareí, provocaram mudanças em sessão solene e atrasos na programação.
Choveu forte em Jacareí no primeiro dia do ano. A falta de energia elétrica em alguns bairros, que durou cerca de três horas, acabou provocando mudanças no local da posse do prefeito eleito Celso Florêncio (PL), do vice-prefeito Edgard Sasaki (PSDB) e dos 13 vereadores eleitos no pleito do último dia 6 de outubro.
A sessão solene marcada para o final da tarde de quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025 na Câmara Municipal, acabou transferida para o Teatro Ariano Suassuna. E, com ela, a eleição e posse da nova mesa diretora do Legislativo.
A cerimônia foi conduzida pelo vereador mais votado (4.625 votos), Valmir do Parque Meia-Lua (PP), que presidiu a sessão e designou um de seus colegas para secretariar os trabalhos.
Os vereadores foram empossados pelo presidente da sessão após a leitura do tradicional 'termo de compromisso'. Em seguida, cada vereador assinou o livro de posse da 19ª Legislatura. O mesmo ritual foi seguido pelo prefeito e pelo vice-prefeito.
Foram empossados os seguintes vereadores: Valmir do Parque Meia-Lua (4.625 votos); Gabriel Belém (3.478 votos); Daniel Mariano (2.508 votos); Juex Almeida (2.507 votos); Rafael Júlio (2.400 votos); Maria Amélia (2.273 votos); Marcelo Dantas do Jacareí TV (2.110 votos); Paulinho dos Condutores (2.013 votos); Hernani Barreto (1.989 votos); Paulinho do Esporte (1.952 votos); Jean Araújo (1.890 votos); Dudi (1.836 votos) e Luís Flávio (1.759 votos).
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
A votação foi nominal e realizada em ordem alfabética dos nomes dos vereadores, que declararam publicamente seus votos. Conforme o Diário de Jacareí antecipou, Paulinho do Esporte (Podemos) foi eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal no biênio 2025-2026.
A vereadora Maria Amélia (PSDB) ficou com a 1ª secretaria da Casa; Jean Araújo (Progressistas) foi eleito 2º secretário e Daniel Mariano (PL), eleito vice-presidente.
MUDANÇAS
O Partido Liberal (PL) foi a única bancada que apresentou alterações no quadro Legislativo de Jacareí. O vereador Rafael Júlio, após a cerimônia de posse, licenciou-se do mandato, que foi ocupado pelo primeiro suplente, vereador Siufarne Pereira de Jesus. Já o vereador Dudi e sua suplente, vereadora Juliana da Fênix, também pediram licença do mandato, que será exercido pelo vereador Netho Alves.
Os três licenciados assumem o comando imediato de secretarias no novo governo municipal.
Izaias foi à posse de Celso e depois
transmite cargo no Paço Municipal
Conforme antecipou em entrevista ao Diário de Jacareí na noite do último dia 30 de dezembro, o então prefeito Izaias Santana (PSDB) compareceu à posse de seu sucessor Celso Florêncio (PL) no Teatro Municipal Ariano Suassuna. Em razão do atraso na programação, devido à falta de energia elétrica no entorno, o evento de transmissão simbólica de cargo foi transferido para às 8h desta quinta-feira (2), no 'Memorial dos Prefeitos', no andar térreo do Paço Municipal.
O local foi inaugurado no dia 5 de abril de 2022 e evidencia a memória de intendentes, interventores e prefeitos do município, desde a Proclamação da República (1889), possibilitando ao público conferir a relação dessas figuras com a história da cidade, não apenas pelas denominações de ruas, praças e escolas.
Comentários: