[[date:%A, %d %B %Y]]

EMEF do Igarapés é finalista em prêmio nacional da Nestlé

Cidadeeducação municipal

EMEF do Igarapés é finalista em prêmio nacional da Nestlé

O concurso existe desde 2018, incentivando hábitos mais saudáveis, por meio da Fundação Nestlé Brasil.  

Vista externa da EMEF Aristeu Turci, no bairro Igarapés, uma das finalistas em concurso. Foto- Divulgação/PMJ
O Município de Jacareí será representado na 6ª edição do Prêmio Nestlé 'Crianças Mais Saudáveis', com a participação do projeto 'África em Nós', da EMEF Aristeu José Turci (Chácaras Reunidas Igarapés). A escola é uma das cinco finalistas da Região Sudeste, e 25 do país.

O concurso existe desde 2018, incentivando hábitos mais saudáveis, por meio da Fundação Nestlé Brasil, que já premiou 50 projetos em escolas públicas de diversos municípios, a partir desta iniciativa. Com propostas que buscam estimular ao menos um dos cinco hábitos saudáveis, pilares do Prêmio, as escolas vencedoras puderam tirar os sonhos do papel e transformá-los em ações contínuas, criativas e inovadoras. 

Para este ano, as 10 escolas selecionadas receberão R$ 38 mil em benfeitorias, mentorias para a implantação dos projetos, além de kits para os 2 educadores autores.

"Vislumbrando não só a igualdade como a equidade em nossa sociedade, o olhar para uma educação consciente dos objetivos propostos pela Agenda 2030, tem sido uma preocupação em nossa cidade, que tem proporcionado momentos de reflexão sobre o tema", diz a justificativa do projeto.

Os educadores responsáveis pelo projeto destacam que a urgência na busca de uma educação antirracista, pautou a escolha do tema, com o intuito de conhecer para respeitar, zerar a incidência de atos e falas racistas em sala de aula, atingindo diretamente os alunos, e de maneira indireta a comunidade, relacionando e identificando diferenças e semelhanças entre as culturas, sua culinária, brincadeiras, mitos, buscando acima de tudo, o bem estar e o respeito à diversidade.

A meta é que os alunos reconheçam a cultura africana como elemento formador da cultura local, promovendo a integração da comunidade na escola, valorizando a cultura e possibilitando a utilização de recursos tecnológicos para pesquisa e interação com outras comunidades, focando sempre a importância do brincar.

CADERNO DE RECEITAS
Serão desenvolvidas várias atividades dentro do tema. Uma delas será a confecção de um caderno de receitas Brasil/África, reconhecendo nas receitas brasileiras, a influência das receitas de origem africana, como elemento formador da cultura local.

A turma será dividida em trios que serão responsáveis por pesquisar receitas da culinária africana e a similaridade com receitas brasileiras com a orientação da professora. Em roda de conversa, os alunos irão socializar as receitas pesquisadas, explorar os locais de origem de cada uma delas e, por meio de votação, escolher uma das receitas para ser realizada em sala para degustação.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection