[[date:%A, %d %B %Y]]

Eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor registra mais de 900 votantes

CidadeParticipação Popular

Eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor registra mais de 900 votantes

De acordo com a Prefeitura de Jacareí, votação ocorreu de forma tranquila nas nove seções eleitorais espalhadas pela cidade.

Vista interna do EducaMais Centro (antigo Trianon), um dos nove locais de votação espalhados pela cidade. Foto- Divulgação/PMJ

No último sábado (6), eleitores de Jacareí compareceram às urnas para definir os representantes da sociedade civil organizada, para o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor do Município. De acordo com a Prefeitura de Jacareí, mais de 900 votos foram computados ao longo das oito horas de votação, que ocorreu ao longo do dia, em nove seções eleitorais espalhadas por todas as regiões da cidade.

Segundo informações da Comissão Eleitoral responsável pela organização do pleito, apesar do grande movimento, a votação ocorreu de forma tranquila em todos os postos de votação. Para votar, o eleitor podia escolher qualquer seção eleitoral, bastando apresentar o título ou um documento oficial com foto.

Para garantir a confiabilidade da votação, a Prefeitura elaborou protocolos de procedimento, para demonstrar que as urnas eram confiáveis e evitar eventuais tentativas de fraude. No dia anterior à votação, as urnas de lona foram examinadas e lacradas em um ato público, que contou com a participação de representantes de entidades candidatas e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Durante a votação, foi utilizado um sistema de checagem dupla de eleitores, pelo qual era verificado se o eleitor estava regularmente inscrito em uma das seções eleitorais do município e, em seguida, se ele já havia votado em outra seção eleitoral. Todo o trabalho foi acompanhado pela Guarda Municipal e por equipes da Vigilância Sanitária, para garantir a segurança dos eleitores.

Eleitor de Jacareí confere a lista de locais disponíveis para a Eleição do Conselho Gestor do Plano Diretor. Foto- Divulgação/PMJ

"A Prefeitura investiu bastante na segurança e nos protocolos dos atos e procedimentos, tendo como base as normas e orientações da Justiça Eleitoral. Além disso, o sistema desenvolvido para checagem dos eleitores e apuração dos votos é totalmente auditável, caso seja verificada a necessidade", explica o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio de Souza.

CONTAGEM DOS VOTOS
Ao final da votação, no sábado, a Comissão Eleitoral deu início à contagem dos votos em sessão pública na Câmara Municipal de Jacareí, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Por volta das 20h, a apuração foi suspensa, e foi retomada na manhã desta segunda (8), às 9h, também em sessão pública televisionada na Câmara. O resultado final ainda não foi divulgado.

SOBRE O CONSELHO GESTOR
O Conselho Gestor da revisão do Plano Diretor do Município de Jacareí é formado por sete representantes do Poder Público Municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada. O grupo será responsável pela coordenação de todo o processo de revisão, desde o acompanhamento dos estudos técnicos que farão parte do diagnóstico final do município, até a realização dos eventos com a comunidade, para a coleta de sugestões de alteração ao Plano Diretor.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection