EDP inaugura nova subestação de energia elétrica em Jacareí
A unidade Santa Paula está localizada em uma área de 2.000 m², no bairro Rio Comprido (região leste).
A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, inaugurou nesta quarta-feira (3), a sua terceira subestação no município de Jacareí. A unidade Santa Paula (região leste) está localizada em uma área de 2.000 m², no bairro Rio Comprido, e vai beneficiar diretamente cerca de 50 mil pessoas da cidade.
Com investimentos de R$ 29 milhões, a subestação conta com dois transformadores de potência total instalada de 40 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão, além de uma possibilidade futura para ampliação da sua capacidade. O empreendimento possui um sistema acústico que evita a propagação do som para o meio externo, garantindo a tranquilidade dos moradores da região e todos os transformadores funcionam a base de óleo vegetal, que reduz impactos ao meio ambiente.
A operação é 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção realizados de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integrado (COI) da empresa.
INFRAESTRUTURA
Os investimentos da EDP também estão no sistema de conexão da subestação à rede de energia local, que envolve a instalação de 13,8 km de fiação nova na rede de média tensão. A tecnologia desse cabeamento garante maior proteção e resistência a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local.
Para a sustentação da rede foi feita a instalação de 450 postes ao longo de todo o trecho. Um conjunto de oito equipamentos de proteção e de manobras de carga de forma automatizada foi implantado para limitar o impacto de possíveis ocorrências. O reforço na rede contou, ainda, com a substituição de equipamentos comuns por outros mais robustos em, aproximadamente, 800 metros de linhas de distribuição de alta tensão.
A rede de distribuição da EDP é composta, atualmente, por 81 subestações de energia que abastecem cerca de 2 milhões de clientes.
Jacareí possui outras duas subestações de energia elétrica e o reforço da capacidade do sistema local com a nova unidade faz parte do planejamento estratégico da EDP, em contribuir com o crescimento econômico do município, da região e na ampliação da qualidade do serviço fornecido.
Comentários: