[[date:%A, %d %B %Y]]

Documentário sobre a rebelião na antiga cadeia pública estreia na Sala Mário Lago

CidadeMemória

Documentário sobre a rebelião na antiga cadeia pública estreia na Sala Mário Lago

Produção da TV Câmara Jacareí trata do trágico acontecimento de 14 fevereiro de 1981. 

Banner promocional do documentário 'Franz de Castro: a Rebelião de Jacareí'. Foto- Divulgação/CMJ

A estreia do documentário sobre a rebelião prisional da cadeia da Avenida Siqueira Campos, em Jacareí, ocorrida em 14 de fevereiro de 1981, tem estreia marcada para o dia 16 de julho, na sala Mário Lago, às 19h.

Com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, a entrada será aberta ao público, tendo como obrigatoriedade a apresentação da carteira de vacinação da Covid-19 com, no mínimo, duas doses registradas.

O documentário denominado 'Franz de Castro: a Rebelião de Jacareí' trata do trágico acontecimento que vitimou o advogado Franz de Castro, além do policial militar Antônio de Oliveira e outros cinco presos.

PRODUÇÃO
Tendo iniciado em julho de 2021, a equipe da TV Câmara Jacareí, responsável pela realização da obra, entrevistou mais de 20 pessoas, desde jornalistas que cobriram o caso, como Carlos Nascimento, então na TV Globo, e André Freire, no extinto jornal Valeparaibano, até os irmãos do advogado Franz de Castro Holzwarth.

Ex-funcionários da delegacia também foram ouvidos, como o ex-chefe dos escrivães José Benedito Aparecido, hoje com 81 anos.

"Cheguei minutos depois do início da revolta. Estava na rua, em hora de almoço, quando fui avisado. Fui um dos reféns", disse.
Pedro Faria, que quatro décadas atrás era investigador de polícia, revelou que muita gente que acompanhava a rebelião da rua estava armada. "Eram civis que se dirigiram à Avenida Siqueira Campos com revólveres nos bolsos. Na hora do tiroteio todo mundo atirou. Felizmente, não fui atingido, apesar de várias balas terem passado bem perto de mim", relata.

Produção teve acesso a uma entrevista
inédita com o fundador da antiga APAC

A produção do documentário teve acesso a uma entrevista – até então nunca revelada – com Mário Ottoboni (1931-2019), fundador da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC. "Aquele foi um dos piores dias de minha vida. Se eu pudesse, tinha morrido junto com o Franz, que era meu amigo. Penso nele quase todos os dias", comentou Ottoboni nesta conversa com o cineasta Dannyel Leite, que há 9 anos pensou em fazer um documentário sobre o fato, mas depois desistiu e cedeu a filmagem à emissora pública de Jacareí.

FAMÍLIA
Na cidade de Barra do Piraí (RJ), terra natal de Holzwarth, a TV Câmara Jacareí falou com os irmãos e os amigos do advogado. Eles lembraram passagens da infância e comentaram sobre o legado de benevolência e misericórdia deixados por ele. Em 18 de maio deste ano, se estivesse vivo, ele completaria 80 anos.

EXIBIÇÃO
Após a estreia, a obra deverá será disponibilizada no canal da TV Câmara Jacareí (39.2 ou 12 da NET), em dias e horários variados e, posteriormente, será disponibilizada no canal do Youtube da TV Câmara Jacareí. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection