Serão escolhidos presidente e os 1º e 2º secretários, assim como o vice que, apesar de não compor a Mesa, é eleito na ocasião.
A Câmara de Jacareí realiza na terça-feira, dia 1º de novembro, às 18h, Sessão Extraordinária para eleição da Mesa Diretora desta 18ª Legislatura para o biênio 2023/2024. Serão eleitos o novo presidente e os 1º e 2º secretários, assim como o vice-presidente – que, apesar de não compor a Mesa, é eleito na mesma ocasião.
De acordo com a Diretoria de Comunicação da Casa, até o momento desta divulgação, apenas o vereador Abner (PSDB) oficialmente protocolou a candidatura à presidência da Casa. Ele foi presidente nos anos de 2019 e 2020.
A vereadora Sônia Patas da Amizade (PL) se candidatou ao cargo de 1º secretário, enquanto o vereador Paulinho do Esporte (PSD) ao cargo de 2º secretário. Ainda não há candidatos à vice-presidência. As candidaturas podem ocorrer até antes do início da respectiva sessão extraordinária.
A ELEIÇÃO
A eleição da Mesa será feita por maioria simples de votos, com votação nominal, por meio de cédulas rubricadas pelo Secretário-Diretor Legislativo e devidamente assinadas pelos vereadores, que serão nominalmente chamados e farão a declaração pública de seu voto antes de entregar a cédula à Mesa.
A proporcionalidade partidária na composição da Mesa Diretora será garantida por meio da ocupação dos respectivos cargos, por vereadores filiados a diferentes partidos, sempre que possível, entre os candidatos inscritos, ressalvada a alteração de filiação partidária, ocorrida no curso do respectivo biênio administrativo.
O mandato da Mesa é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na mesma Legislatura.