[[date:%A, %d %B %Y]]

Alunos da rede municipal recebem premiação da Olimpíada de Astronomia

CidadeTalentos da terra

Alunos da rede municipal recebem premiação da Olimpíada de Astronomia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, participou da cerimônia, na terça-feira (15), em Jacareí.

Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no EducaMais Jacareí. Foto- Divulgação/PMJ

Mais de 40 alunos da rede municipal de ensino de Jacareí receberam das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, a premiação com medalhas de ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de 2021, em cerimônia das Olimpíadas Científicas, realizada na terça-feira (15), no Teatro Municipal Ariano Suassuna (EducaMais Jacareí).

Na oportunidade, o ministro pediu para que todos olhassem para o lado e refletissem: "Essas pessoas podem ser o futuro Prêmio Nobel. Sempre temos oportunidades. Quando somos jovens, não percebemos isso", falou para as crianças presentes.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, também destacou: "É um prazer poder receber o ministro na cidade. É um momento singular receber das mãos do Ministro, o símbolo de início de um voo na área da Ciência e da Tecnologia. Que cada criança que receber esta medalha possa fazer, deste voo, um sonho de vida".

SONHOS ALTOS
Miguel Lucas Silva de Assis, de 11 anos, que foi aluno em 2021 da EMEF Conceição Aparecida Magalhães (Jardim Paraíso) estava se sentindo importante durante todo o evento. "Eu entrei no site e respondi todas as perguntas da OBA. Adoro pesquisar sobre tudo que fala de Astronomia, espaço, órbita dos planetas, densidades e sistema solar", disse o garoto, que quer ser astronauta.

INTERESSE & CURIOSIDADE
Ana Clara Evaristo Rossi, de 10 anos, aluna da EMEF Célia Guedes (Jardim Primavera), também estava achando a cerimônia muito legal. "Quando a professora falou sobre o site da OBA, bateu muito interesse em mim. Gosto muito de astronomia, planetas, estrelas, Lua", disse a menina, que quer ser médica veterinária.

A secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, enfatiza que 'é muito bom para os professores poder organizar este solo fértil, para plantar os sonhos dos nossos alunos e descobrir talentos'. "Eu tenho certeza de que cada aluno que recebe esta medalha é um verdadeiro cientista mirim", reforçou.

O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA é uma das Olimpíadas mais tradicionais oferecidas aos estudantes brasileiros. Para as premiações, foram convidados 470 alunos, entre redes municipal, estadual e particular de Jacareí, além de Santa Isabel e Guararema. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection