Agende a vacinação antirrábica do seu cão ou gato pelo aplicativo
Tutores podem agendar o procedimento de forma rápida e fácil, escolhendo data e local, conforme o cronograma da Vigilância em Saúde.
A agenda de vacinação antirrábica do mês de dezembro segue aberta em Jacareí. Para agendar, basta acessar o aplicativo 'Fast Cidadão', acionando o botão 'Vacine seu Pet'. Por meio dele, os tutores de cães e gatos podem agendar a vacinação antirrábica de forma rápida e fácil, escolhendo data e local, conforme o cronograma da Vigilância em Saúde.
COMO ACESSARO aplicativo Fast Cidadão está disponível gratuitamente nas lojas virtuais para celulares Android e iOS. Após instalar o app, é necessário preencher os dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e senha, além de selecionar Jacareí como cidade e aceitar os termos de uso. Depois disso, basta clicar na opção 'Vacine seu Pet' e fazer o agendamento.
CRONOGRAMA
09/12 (Terça) – Jardim Paraíso
Endereço: Rua Expedicionário Paulo Afonso de Siqueira, 44 (Subprefeitura)
11/12 (Quinta) – Jardim Siesta
Endereço: Avenida Japão, 333, no Jardim Siesta
14/12 (Domingo) - Parque da Cidade
Endereço: Avenida Eng. Davi Monteiro Lino, 489, Centro
16/12 (Terça) – Jardim Esperança
Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 990 (antigo Albergue)
PRESENCIAL
Quem não puder utilizar o aplicativo pode comparecer à Unidade de Saúde de referência do bairro para fazer o agendamento presencial. A Vigilância em Saúde realiza diversas ações de vacinação ao longo do ano.
A raiva é uma doença viral grave, que pode ser transmitida para humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. A letalidade entre humanos é altíssima — próxima de 100%. Por isso, a vacinação anual é fundamental para cães e gatos a partir dos quatro meses de vida.
'Mutirão' realizou castração
de cerca de 300 cães e gatos
A Prefeitura de Jacareí realizou na última segunda-feira (8) e terça-feira (9) um mutirão de castração para cerca de 300 cães e gatos. Os animais participantes haviam sido cadastrados pelos tutores anteriormente. Outros interessados poderão se cadastrar, a partir de janeiro, junto à Diretoria de Proteção Animal.
O procedimento tem como objetivo prevenir doenças e evitar a procriação descontrolada, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas. Ele é feito em um ambiente preparado por profissionais da área, no Parque da Cidade.
Desta vez, buscando proporcionar ainda mais suporte aos tutores, todos os animais atendidos recebem medicação completa para o pós-operatório, além de colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, garantindo recuperação confortável e prevenção de complicações.
ORIENTAÇÕES
Todos os tutores receberam orientações de pré-operatório e devem colaborar com as instruções para aumentar a segurança do procedimento. Para preservar vidas e aprimorar o atendimento, a participação no mutirão é permitida para animais de três meses a 7 anos. Animais braquicefálicos não poderão ser cadastrados, tendo em vista as vias aéreas reduzidas e maior risco respiratório - que demandam uma estrutura diferenciada para diminuir possíveis problemas durante a cirurgia.
NOVOS CADASTROS
Os tutores que desejarem castrar seus animais nos próximos mutirões devem procurar a Diretoria de Proteção Animal, a partir de janeiro, pelo telefone (12) 99156-5949 para realizar cadastro prévio de RGA (Registro Geral Animal) e microchipagem do cão ou gato, fêmea ou macho.
A partir do processo de identificação, o animal passa a integrar o cadastro municipal para os próximos eventos de castração que ocorrerão ao longo do ano de 2026.
Comentários: