[[date:%A, %d %B %Y]]

Descubra 'A Casa Sinistra'

Descubra 'A Casa Sinistra'

Apesar de ser uma das fitas menos conhecidos de Karloff, com desfecho fraco, o que temos são cenas inovadoras à época. 

Entre 1929 e 1934 o cinema dos EUA viveu um período, digamos assim, de 'liberdade rachada'. A depressão econômica causada pela quebra da bolsa de valores no fim de 1929 fez com que tudo tivesse baixos orçamentos, inclusive a Sétima Arte.

Em meados de 1934 foi implantado o Código Hays, que cravou censuras nas artes, algumas bobocas, como não aparecer na mesma cena o tiro e a pessoa atingida com sangue escorrendo (perceba nos longas-metragens dessas décadas: alguém dispara - corta - já estamos na sequência seguinte com a vítima com a mão no ferimento - até nas novelas da TV Globo havia isto: lembram-se da morte de Zeca Diabo por Odorico Paraguaçu em 'O Bem-Amado' [1973]?). 'A Casa Sinistra' (1932 - na íntegra no youtube) foi produzida e rodada no intervalo da tal liberdade.

Trata-se do primeiro roteiro a usar a mansão mal-assombrada de cenário quando um grupo de pessoas perdidas se depara com a casa durante tempestade. Assim é quando o casal Philip e Margaret (Raymond Massey e Gloria Stuart, a velha Rose de 'Titanic' [1997]), junto com o amigo Penderel (Melvin Douglas) precisam interromper a viagem devido à chuva e encontram o casarão dos Femm.

São recebidos pelo mordomo mudo Morgan (Boris Karloff, ícone do terror - 'A Casa Sinistra' foi 1 dos 9 filmes que atuou em 1932!) e os irmãos idosos Horace, hospitaleiro, e Rebecca, parcialmente surda e sem educação (Ernest Thesiger e Eva Moore), que, claro, escondem segredo que no desenrolar da trama saberemos.

A turma ainda receberá William e Gladys (Charles Laughton, de 'O Grande Motim' [1935], e Lilian Bond) que também pousam ali. O diretor James Whale estava em seu 5º trabalho - o anterior é o mais famoso: 'Frankenstein' (1931) - e em 'A Casa Sinistra' deixou o elenco dos veteranos bem à vontade.

Apesar de ser uma das fitas menos conhecidos de Karloff, com desfecho fraco, o que temos são cenas inovadoras à época (a distorção na imagem do rosto de Rebecca e a sombra da mão dela encostando - assustando - Margaret) com pitadas de humor negro delicioso. Duração: 72 minutos. Cotação: bom. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection