Tecnologia do COI identifica e auxilia na prisão de procurado
Prisão foi feita no Parque Linear Cassununga, após sistema acusar mandado de prisão em aberto em Minas Gerais.
Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (5), após ser reconhecido pelo sistema de reconhecimento facial do COI (Centro de Operações Integradas) de Jacareí. O caso foi no Parque Linear Cassununga e ele foi identificado após alerta do banco de procurados do programa 'Muralha Paulista'. O homem tinha mandado de prisão por roubo e receptação expedido em Lambari (MG).
Os trabalhos tiveram início por volta das 11h30, depois de operadores do COI informarem às viaturas mais próximas sobre a localização do homem. Na ação, equipes da Guarda Civil Municipal se deslocaram imediatamente, efetuaram a prisão e o conduziram para o 1º Distrito Policial. Ele está à disposição da Justiça.FUNCIONAMENTO
Atualmente, todas as pessoas identificadas pelas câmeras de reconhecimento facial do município são submetidas ao banco de dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Assim, quando identificada alguma anormalidade, as forças de segurança são acionadas para deslocamento até o local e realização de abordagem.
TREINAMENTO
No momento da ocorrência, quatro guardas civis municipais que atuam na operação do COI passavam por treinamento sobre o funcionamento do sistema 'Muralha Paulista'. A formação foi oferecida pelos policiais militares Rucci e Nicolino, especialistas da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, depois da conclusão da transferência de dados para as 34 câmeras com licença para reconhecimento facial em Jacareí.
Comentários: