Prefeitura afirma que ampliou em 80% a fiscalização contra perturbação de sossego
Em nota, atual administração diz que percentual é referente aos atendimentos feitos após chamados da população.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, identificou um aumento de 80% na fiscalização contra a perturbação de sossego, em um período de dois anos. O número é referente a chamados da população atendidos pela Guarda Civil Municipal, nos anos de 2023 e 2025.
No total, foram 2.048 atendimentos feitos pela equipe da GCM após chamados envolvendo possível perturbação de sossego em 2025, contra 1.133 em 2023.
Ao mesmo tempo, com a guarda ainda mais presente, diz em nota, 'os casos que se enquadraram na contravenção diminuíram'. "Foram 285 casos de perturbação de sossego registrados de janeiro a dezembro do ano passado, contra 341 em 2023", completa. Os registros são referentes a casos em que a equipe foi acionada até um determinado endereço e encontrou características que se enquadram na Lei 5.811/2013, referente a ruídos ou sons excessivos.
"A perturbação de sossego é uma ocorrência séria, que nos exige um enfrentamento à altura. Tivemos uma melhora significativa na capacidade de atendimento e a consequência é a redução das ocorrências. São dados que demonstram que estamos no caminho certo", afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.
OUTROS DESTAQUES
Os resultados foram obtidos em um ano que somou cerca de 19 mil horas de treinamento para os guardas, além de 34 mil atividades de ronda e patrulhamento.
No GOC (Grupo de Operações com Cães), mais de 800 pessoas foram atingidas por ações socioeducativas desempenhadas pela cadela Maju, golden retriever que tem aproximado as crianças da corporação por meio de atividades em escolas e eventos públicos. Os demais integrantes do grupo também atuaram em ocorrências no município e em apoio a cidades vizinhas.
OUTROS
O balanço de 2025 ainda inclui dados como 32 foragidos capturados e 40 ocorrências de violência contra a mulher, atendidas. Somente em flagrantes, foram 267 registros, em diferentes tipos de ocorrência.
Comentários: