Guarda Municipal prende homem por descumprimento de medida protetiva
Homem foi flagrado descumprindo medida protetiva contra sua mãe, de 87 anos
A Guarda Civil Municipal (GCM), através da Patrulha Maria da Penha, que compõe o programa 'Família Segura', prendeu um homem de 50 anos, por descumprir medida protetiva contra sua mãe de 87 anos. A ação faz parte dos trabalhos de rotina da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (20), a Prefeitura Municipal informa que a prisão aconteceu em flagrante, na terça-feira (18), no bairro Jardim Paraíba, região central da cidade. Quando a viatura chegou ao local, o homem estava dentro da casa da vítima. Com isso, ele foi preso e conduzido à Delegacia da Mulher, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Programa é voltado à prevenção
e à violência doméstica e familiar
Criado em abril de 2019, o programa 'Família Segura' é voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Liderado pelas Secretarias de Segurança e Defesa do Cidadão, Saúde e Assistência Social, o atendimento psicossocial inicial é feito com a missão de contribuir para o rompimento do ciclo de violência.
A pessoa que identificar uma situação de violência doméstica familiar deverá ir até a sede do projeto, localizado na Av. Major Acácio Ferreira, nº 432, região central, para registrar o relato. Internamente, os profissionais especializados irão verificar qual será o acompanhamento que essa pessoa receberá.
Dentro desse projeto, uma viatura da GCM é responsável pela patrulha em todas as regiões da cidade, todos os dias da semana. Durante essa ronda, a equipe passa em endereços cadastrados de todas as mulheres, crianças e idosos assistidos pelo programa, para monitorar de perto a situação de cada um deles.
"Desde o início dessa operação, já conseguimos evitar e dar suporte para diversas ocorrências, em conjunto com o trabalho de prevenção diário, que garante a segurança das pessoas assistidas", afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio.
Comentários: