Sábado, 23 Novembro 2024

Rouquidão prolongada pode ser sintoma de câncer de laringe

Geralsaúde

Rouquidão prolongada pode ser sintoma de câncer de laringe

Médico oncologista afirma que a doença é mais frequente nos fumantes e usuários habituais de álcool. 

A doença geralmente é diagnosticada em homens acima de 40 anos. Foto- Ilustração

Sintomas prolongados de rouquidão, que não regridem por mais de duas ou três semanas em pessoas fumante e usuários habituais de álcool, merecem uma investigação detalhada. "Esses podem ser indícios de câncer de laringe, uma doença com 90% de chances de cura, com um diagnóstico precoce", esclarece o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A doença geralmente é diagnosticada em homens acima de 40 anos de idade e é um dos tumores oncológicos mais frequentes que atingem a região da cabeça e pescoço, representando 25% dos cânceres que afetam essa área. "Além da rouquidão, o paciente pode sentir resistência para engolir e ter a sensação de um 'caroço' na garganta. Já nas fases mais avançadas, a pessoa pode ter até dificuldade de respirar e sentir falta de ar", detalha o especialista.

De acordo com as estimativas de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país teria 7.650 novos casos naquele ano, sendo que a maioria dos registros (6.470) estão entre o público masculino. "É preciso eliminar os fatores de risco, ou seja, parar de consumir bebida alcoólica e tabaco. Os pacientes que persistem com esses hábitos ampliam as probabilidades de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço", afirma o oncologista.

Ramon Andrade de Mello explica que o tratamento depende do diagnóstico de cada paciente, que pode passar por intervenção cirúrgica, seguida ou não de radioterapia e quimioterapia: "Para cada caso, o especialista pode adotar uma estratégica específica. O importante é fazer o diagnóstico precoce, que ampliam as chances de cura", finaliza. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection